quarta-feira, 13 de junho de 2007

Projecto da Biblioteca Casa Sabugosa vence Prémio Vilalva

O primeiro Prémio Vilalva para a Recuperação e Valorização do Património, criado pela Fundação Calouste Gulbenkian, no valor de 50 mil euros, foi hoje atribuído à Biblioteca da Casa Sabugosa e São Lourenço, em Lisboa.

De acordo com a Fundação, o projecto de tratamento e divulgação da Biblioteca da Casa Sabugosa e São Lourenço foi escolhido entre mais de duas dezenas de candidaturas por um júri constituído por Dalila Rodrigues, António Lamas, José Pedro Martins Barata, José Sarmento de Matos e Manuel Costa Cabral.

O júri propôs ainda referências honrosas a dois projectos que se destacaram nas candidaturas: o Projecto de Inventariação, Salvaguarda, Restauro e Divulgação do Património Cultural Religioso no Baixo Alentejo, do Departamento de Património Histórico da Diocese de Beja, e o Projecto de Restauro da Capela da Misericórdia de Arouca, da Santa Casa da Misericórdia de Arouca.

Criado em homenagem ao filantropo Vasco Vilalva, o prémio criado pela Gulbenkian responde à vontade manifestada pela viúva, Maria Tereza Burnay Eugénio de Almeida, de prestar um tributo à memória do marido, distinguindo anualmente um projecto de intervenção exemplar no âmbito do património (bens móveis e imóveis de valor cultural).

Vasco Vilalva, um mecenas da recuperação e valorização do património, criou em 1963, em Évora, a Fundação Eugénio de Almeida, instituição com fins culturais, educativos e de solidariedade social dedicada ao desenvolvimento da região.

Esta primeira edição do Prémio Vilalva será entregue ao presidente da Associação Cultural da Casa de Sabugosa e São Lourenço, Vasco de Melo, no dia 26 de Junho, às 12:00, na Sala de Honra da Fundação Calouste Gulbenkian.

Fonte: Diário Digital - 13-06-07

Etiquetas - Preservação e Restauro

Sem comentários: