sábado, 2 de junho de 2007

Pontos nos II, Balas de Papel e o Futuro dos Jornais, na Hemeroteca Digital de Lisboa

O prometido é devido. Concluímos a digitalização integral dos Pontos nos ii, semanário humorístico dirigido por Rafael Bordalo Pinheiro, entre 1885 e 1891, um dos mais importantes jornais de caricaturas publicados em Portugal no século XIX.

A partir de agora pode aceder à colecção completa, na Hemeroteca Digital, aqui. O sítio é também completado com outra ficha histórica, desta vez do folheto político Balas… de Papel, publicado por Gualdino Gomes e Carlos Sertório, em 1891/92.

Dedicado ao “maior de todos os escritores modernos portugueses”, Fialho de Almeida, autor dos Gatos, esta é também uma forma de lhe prestarmos homenagem, nos 150 anos do seu nascimento (1857-2007).

Colocamos também em linha a recensão crítica da mesa redonda “O Futuro dos Jornais?”, que teve lugar na Hemeroteca, no âmbito da programação do Departamento de Bibliotecas e Arquivos para comemorar o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor (23 de Abril). Consulte aqui o documento e fique a par do que o futuro reserva para a imprensa escrita…

(Texto facultado por Álvaro Matos, da Hemeroteca Municipal de Lisboa, via mail)

Etiquetas - Hemerotecas , Bibliotecas Digitais

Sem comentários: