terça-feira, 5 de junho de 2007

Alemanha entra na era da biblioteca digital

Duas bibliotecas do país passaram a disponibilizar pela internet cerca de dez mil obras aos seus afiliados. A idéia é atrair principalmente o público jovem.

As bibliotecas municipais das cidades alemãs de Hamburgo e de Würzburg começaram a disponibilizar para empréstimo online dez mil livros em áudio e texto, além de vídeos.

O projeto, que ainda está na fase de testes, é considerado pioneiro na Europa e deve incluir, até meados de junho, as bibliotecas municipais de Colônia e Munique.

Para fazer o empréstimo, basta o associado de uma das bibliotecas fornecer seu código virtual no website da instituição, escolher um título e fazer o download do arquivo, que ficará disponível no computador do usuário por cinco dias. No caso dos arquivos de vídeo e áudio, o associado também precisa ter instalado o codificador WMA.

"É a resposta das bibliotecas para a revolução digital", disse Holger Behrens, chefe-executivo da DiViBib, companhia responsável pelo sistema de empréstimos virtuais das duas bibliotecas.

Bildunterschrift: Großansicht des Bildes mit der Bildunterschrift: O objetivo das bibliotecas virtuais é atrair o público jovemHella Schwemer-Martienssen, diretora do sistema de bibliotecas públicas de Hamburgo, disse que as bibliotecas públicas na Alemanha realizam 350 milhões de empréstimos por ano pela forma tradicional e que está na hora de competirem com a Amazon através de empréstimos virtuais para quem não pode ou não quer comprar livros.

A expectativa é que o sistema virtual atraia especialmente os jovens, já que eles correspondem a uma grande parcela dos usuários da internet.

Fonte texto e foto: Dw-World 05-06-07

Etiquetas - Bibliotecas Digitais

1 comentário:

MCA disse...

Obrigada. Eu reparei no inquérito mas decidi não responder. Prefiro lançar questões. É mais cómodo, reconheço. Volta sempre.