quarta-feira, 6 de junho de 2007

Acção de formação “Como incentivar nas crianças o gosto pela leitura",Cadaval

Decorreu, a 28 de Maio último, no auditório dos Paços do Concelho do Cadaval, a acção de formação “Como incentivar nas crianças o gosto pela leitura”, que foi dirigida a profissionais do sector educativo e a encarregados de educação.

Organizada pela Biblioteca Municipal do Cadaval com o apoio do IPLB – Instituto Português do Livro e das Bibliotecas, a presente sessão formativa destinou-se a educadores de infância, professores de 1º e 2º ciclos, bibliotecários, animadores sócio-culturais e também a pais/encarregados de educação.

A acção ficou a cargo de José Manuel Cruchinho, nome conhecido nas bibliotecas municipais, pelas acções no âmbito do incentivo à leitura infantil.

A iniciativa visou demonstrar as estratégias existentes com vista a estimular nas crianças o prazer da leitura, a importância do papel dos pais e da escola para a formação de leitores e ainda alertar para o papel das bibliotecas escolares e públicas no esforço de melhoramento dos índices de literacia e de leitura.

Ficou comprovado, nesta acção, o papel determinante do livro no relacionamento entre a criança e o adulto e «na boa formação da criança de hoje, para o adulto de amanhã».

Igualmente o conhecimento e exploração dos bons autores, ilustradores e respectivas editoras é determinante, tendo sido facultada, aos presentes, uma lista de alguns dos melhores livros infantis.

Fonte de texto e foto: Jornal Oeste Online - 06-06-07

Sem comentários: