sábado, 3 de novembro de 2007

Nova biblioteca em Amarante(Vila Meã)

Inaugurou recentemente em Vila Meã a nova delegação da Biblioteca Municipal do concelho de Amarante. A valência está instalada no antigo edifício dos Paços do Concelho, local onde a autarquia colocou também um Posto de Atendimento ao Cidadão.

O Presidente da Câmara de Amarante, Armindo Abreu, inaugurou recentemente a delegação de Vila Meã da Biblioteca Municipal, instalada no edifício dos ex-Paços do Concelho de Santa Cruz de Ribatâmega, onde vão também ser disponibilizados serviços da autarquia e da Administração Central, através do Posto de Atendimento ao Cidadão (PAC).

Após o descerramento de placa evocativa e de uma visita a todo o edifício, Armindo Abreu frisou a importância da educação e da cultura no desenvolvimento dos povos, desafiando os vilameanenses a tirarem partido daquele equipamento que oferece a cultura tradicional dos livros e as novas tecnologias.

“O meu gosto seria que esta casa estivesse sempre cheia, sobretudo de jovens, que aqui dispõem de condições excelentes para a sua formação”, frisou. O autarca valorizou também a intervenção que foi feita no edifício onde fica instalada a biblioteca, referindo que na sua base esteve um projecto de qualidade que ajudou à dignificação do imóvel.

O conjunto edificado dos antigos Paços do Concelho de Santa Cruz de Ribatâmega, adquirido pela edilidade em 1998, é constituído pelo edifício principal, cuja origem remonta ao século XVII, corpo anexo, talho e matadouro e Largo do Pelourinho. A reconstrução dos imóveis constou da sua adaptação para instalação de serviços culturais e municipais.

O edifício principal acolherá uma extensão da Biblioteca Municipal Albano Sardoeira composta por 3 salas de leitura e audiovisuais, ludoteca, recepção com espaço para periódicos e livros de referência e gabinete técnico.

O corpo anexo foi destinado à instalação do PAC, a uma sala de exposições temporárias e a auditório com 72 lugares. Nas instalações do talho está a funcionar já, desde meados de Setembro, um Espaço Internet. O antigo matadouro é um espaço de apoio aos serviços operativos da Edilidade.

Fonte: Primeiro de Janeiro

Etiquetas - Eventos , Equipamento, instalações e mobiliário

Sem comentários: