sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Nova Biblioteca Municipal de Oliveira de Azeméis abre portas dia 14 de Dezembro

Era para ser inaugurada em 2006, mas não foi. Vai ser passado um ano, mais concretamente no próximo dia 14. Finalmente os oliveirenses vão poder usufruir da ‘sua’ Biblioteca Municipal Ferreira de Castro.

Localizada nas imediações da Escola Secundária Soares Basto e da Escola EB 1 de Oliveira de Azeméis nº 4 (Fonte Joana), a nova Biblioteca Municipal (BM3) — que tem o nome do famoso escritor osselense, Ferreira de Castro — vai finalmente abrir as portas ao público.
A inauguração está marcada para sexta-feira, 14 de Dezembro, à tarde, e Gracinda Leal, vereadora da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, já tratou de convidar para o acto os comissários que, assim como ela, fazem parte da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ) local. Fê-lo no passado dia 23, no final da reunião da CPCJ.

A abertura deste ‘majestoso’ edifício chegou a estar prevista para 2006, mas motivos de força maior adiaram-na até ao final deste ano. Digamos que, desta vez, o ‘Pai Natal’ vai trazer uma das ‘prendas’ pelas quais os oliveirenses anseiam há muito tempo."

A BM3 vai aumentar a oferta cultural aos munícipes e à população escolar, possibilitando o recurso às mais modernas tecnologias de informação e comunicação. Em termos arquitectónicos, é um espaço transparente, com visão ampla para o exterior através de uma fachada envidraçada. Os serviços ocupam os dois pisos da BM3, numa área total de 4 200 m2. Projectado em forma de ‘U’, o imóvel da autoria do arquitecto José António Lopes da Costa estende-se pelas Rua General Humberto Delgado, a norte, e a Rua da Imprensa Oliveirense, a poente.

Além da leitura e consulta, o lazer e o entretenimento serão áreas privilegiadas da Biblioteca Municipal Ferreira de Castro. A relação com o exterior é outra característica dominante sendo o equipamento indicado para o desenvolvimento de actividades complementares à biblioteca, aproveitando a existência de um anfiteatro.

A secção infanto-juvenil é constituída por um corpo autónomo caracterizado por espaços com diferentes valências. Além da zona de leitura, as crianças e jovens terão à disposição um ateliê de expressão, zona de computadores e uma sala do conto.

No primeiro piso fica situada a secção de adultos com diversos espaços de estar e de leitura. À entrada situa-se o atendimento e a sala de auto-formação e dos periódicos. Outras zonas estarão disponíveis nesta área: salas de áudio e vídeo e zonas de empréstimo e de consulta.

Fonte de texto e foto: A Voz de Azeméis


Sem comentários: