Localizada nas imediações da Escola Secundária Soares Basto e da Escola EB 1 de Oliveira de Azeméis nº 4 (Fonte Joana), a nova Biblioteca Municipal (BM3) — que tem o nome do famoso escritor osselense, Ferreira de Castro — vai finalmente abrir as portas ao público.
A inauguração está marcada para sexta-feira, 14 de Dezembro, à tarde, e Gracinda Leal, vereadora da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, já tratou de convidar para o acto os comissários que, assim como ela, fazem parte da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ) local. Fê-lo no passado dia 23, no final da reunião da CPCJ.
A abertura deste ‘majestoso’ edifício chegou a estar prevista para 2006, mas motivos de força maior adiaram-na até ao final deste ano. Digamos que, desta vez, o ‘Pai Natal’ vai trazer uma das ‘prendas’ pelas quais os oliveirenses anseiam há muito tempo."
A BM3 vai aumentar a oferta cultural aos munícipes e à população escolar, possibilitando o recurso às mais modernas tecnologias de informação e comunicação. Em termos arquitectónicos, é um espaço transparente, com visão ampla para o exterior através de uma fachada envidraçada. Os serviços ocupam os dois pisos da BM3, numa área total de 4 200 m2. Projectado em forma de ‘U’, o imóvel da autoria do arquitecto José António Lopes da Costa estende-se pelas Rua General Humberto Delgado, a norte, e a Rua da Imprensa Oliveirense, a poente.
Além da leitura e consulta, o lazer e o entretenimento serão áreas privilegiadas da Biblioteca Municipal Ferreira de Castro. A relação com o exterior é outra característica dominante sendo o equipamento indicado para o desenvolvimento de actividades complementares à biblioteca, aproveitando a existência de um anfiteatro.
A secção infanto-juvenil é constituída por um corpo autónomo caracterizado por espaços com diferentes valências. Além da zona de leitura, as crianças e jovens terão à disposição um ateliê de expressão, zona de computadores e uma sala do conto.
No primeiro piso fica situada a secção de adultos com diversos espaços de estar e de leitura. À entrada situa-se o atendimento e a sala de auto-formação e dos periódicos. Outras zonas estarão disponíveis nesta área: salas de áudio e vídeo e zonas de empréstimo e de consulta.
Fonte de texto e foto: A Voz de Azeméis
Sem comentários:
Enviar um comentário