terça-feira, 13 de novembro de 2007

Biblioteca da Nazaré concluída há um ano ainda não foi inaugurada

A biblioteca municipal da Nazaré está concluída há um ano mas ainda não foi inaugurada porque a Câmara teme perder os fundos públicos que estão atrasados, revelou hoje fonte da autarquia.Segundo o presidente da Câmara, Jorge Barroso, a obra poderia ter sido aberta há um ano mas os atrasos no pagamento de 600 mil euros da Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas impediram a inauguração da biblioteca.

"Eu informei-me e percebi que corríamos o risco de perder essa verba caso abríssemos as portas", explicou Jorge Barroso.Os fundos públicos não podem ser canalizados para obras já terminadas e entregues pelo construtor pelo que a autarquia decidiu também atrasar a contratação de pessoal.

"Criou-se uma pescadinha de rabo na boca: como não recebemos o dinheiro não avançámos logo para a contratação de pessoal", explicou Jorge Barroso, que lamenta os atrasos no pagamento das verbas que obrigaram a autarquia a adiantar dinheiro ao construtor.

O edifício já está concluído e no exterior permanecem apenas alguns arranjos por executar mas a autarquia só conta abrir o equipamento em Março do próximo ano. "Eu também percebo que não há dinheiro mas acredito que vamos receber em breve", acrescentou o autarca.

A nova biblioteca, orçada em 1,5 milhões de euros, vem suprir uma carência do concelho mas também dar resposta a novos públicos deste tipo de equipamentos, como os mais idosos e os estudantes.

"As bibliotecas têm um novo papel" porque "completam outros projectos de apoio social" aos idosos e permitem uma "maior dinamização" das comunidades escolares, explicou Jorge Barroso.

Fonte: Região de Leiria

Sem comentários: