quarta-feira, 21 de novembro de 2007

A Biblioteca Municipal de Mangualde (BMM) festeja, no próximo dia 22 de Novembro, o seu 10º Aniversário.

A Biblioteca Municipal de Mangualde (BMM) festeja, no próximo dia 22 de Novembro, o seu 10º Aniversário. O Projecto da Biblioteca Municipal nasceu, em 1987, com a assinatura do Protocolo entre a Câmara Municipal de Mangualde e o então IPLL (Instituto Português do Livro e da Leitura), ficando a integrar a Rede Nacional de Leitura Pública.

A Biblioteca Municipal foi inaugurada em 22 de Novembro de 1997 pelo então Ministro da Cultura, Doutor Manuel Maria Carrilho. Disponibilizava então ao público cerca de 20.000 documentos (Monografias, Publicações periódicas, VHS e CD`s).


O nosso jornal falou com a Directora da Biblioteca Municipal de Mangualde – Dr. Alexandre Alves, que nos fez um balanço dos 10 anos de actividade da Biblioteca. Maria João Fonseca lembra desde a abertura, muito trabalho foi desenvolvido quer ao nível técnico de tratamento documental e sua disponibilização ao público, quer ao nível da promoção do livro e da leitura, com projectos continuados e actividades de divulgação, entre as quais, espectáculos de poesia e teatro, exposições, seminários, acções de formação, atelier`s, oficinas, contos, etc.


A relação estabelecida entre a Biblioteca Municipal e as Escolas do concelho, bem como com outras instituições, tem-se revelado muito positiva para todo este processo, refere a Directora.“Hoje a Biblioteca Municipal está já integrada nos hábitos de alguns habitantes que a visitam com periodicidade. Esses já fazem dela um espaço familiar onde se sentem confortáveis no acesso a variadíssimos bens culturais.


Desde a leitura dos jornais diários, às revistas de banca ou de investigação, ao estudo, à requisição de materiais, à utilização de computadores para auto – formação e acesso à Internet, bem como a visita das escolas, crianças, jovens e adultos, no acesso à informação e leitura recreativa, temos procurado melhorar os serviços ano após ano” lembra a responsável. No entanto Maria João Fonseca diz que é um caminho é longo e difícil a formação de leitores, no entanto acreditamos que, durante estes 10 anos contribuímos para a formação de indivíduos mais informados e participativos na vida activa, tal como é protagonizado para a sociedade de informação."

O Futuro da B M M

No que ao futuro diz respeito, a directora diz que ainda há muito a fazer.

Uma década passada, mas com olhos postos no futuro, novos projectos desenvolveremos, novos desafios faremos, esperando que a comunidade passe a sentir a Biblioteca como um espaço indispensável à sua sobrevivência. É com este espírito, e em festa, que convidamos a comunidade a juntar-se a toda a equipa da BMM e aos seus leitores, a participar nos vários eventos que irão decorrer em particular esta semana, concluiu.


Assim para a celebração deste aniversário há um variadíssimo leque de opções culturais, desde o cinema, oficinas variadas, contadores de histórias entre outras actividades de 22 a 28 de Novembro.

Fonte texto e foto: Cidade de Mangualde online

Etiquetas - Bibliotecas Públicas , Eventos , Actividades de Animação, divulgação e Markting

Sem comentários: