quinta-feira, 19 de julho de 2007

Um milhão de volumes online da maior biblioteca universitária do país

Já é possível aceder a um milhão de títulos do espólio bibliográfico cinco vezes centenário da Universidade de Coimbra, através da internet. Digitalização de obras antigas e base de dados com produção científica da Universidade de Coimbra são os próximos passos.

Paula Alexandra Almeida desde há alguns meses que é possível aceder aos títulos do acervo bibliográfico da Universidade de Coimbra através de uma base de dados online. Trata-se do maior acervo das universidades portuguesas, com cerca de 2,5 milhões de exemplares nas suas cerca de 80 bibliotecas.

Só a Biblioteca Geral tem um total estimado em 1,5 milhões de exemplares.Hoje, a UC assinala a entrada online do exemplar um milhão, o livro “A Morada da Sabedoria”, de António Filipe Pimentel, obra editada em 2006, que aborda a história de mil anos do Paço das Escolas e a sua relação com a história da própria cidade.

Em ligação com esta base de dados, estão também a ser criadas e alargadas duas outras bases de dados, uma contendo digitalização de obras antigas e valiosas e outra com a produção científica dos professores e investigadores da Universidade de Coimbra.Estes meios serão geridos pelo SIBUC – Serviço Integrado de Bibliotecas da Universidade de Coimbra e possibilitarão o acesso a bases de dados nacionais e internacionais, como é o caso da Biblioteca do Conhecimento Online (B-ON).

Para Carlos Fiolhais, director da BGUC, “este é um momento decisivo na construção da biblioteca virtual da Universidade de Coimbra. Com ela a universidade conseguirá uma maior projecção em todo o mundo, em particular no de língua portuguesa. A morada da sabedoria está a ganhar nova dimensão”.

Fonte: O Primeiro de Janeiro

Etiquetas - Bibliotecas Universitárias , Acervo Documental

Sem comentários: