sábado, 14 de julho de 2007

Biblioteca Pública Regional da Madeira desce à cidade, entre 17 e 22 de Julho

A Biblioteca Pública Regional tem uma média de três mil visitantes por mês. Um número a aumentar com a realização da “Biblioteca na Cidade”, uma iniciativa que visa promover e divulgar as características e acervo da BPR.

Nos próximos dias 17 a 22, a Biblioteca Pública Regional desce à cidade para divulgar o seu acervo, a sua infra-estrutura e o trabalho desenvolvido nas instalações situadas no Caminho do Álamos, Santo António.

“Biblioteca na Cidade” foi ontem apresentada pelo secretário regional de Educação e Cultura e pela directora da Biblioteca Regional, Maria da Paz Azeredo Pais. Francisco Fernandes sublinhou o facto de aquela instituição receber por mês cerca de três mil visitantes, contudo, há ainda muitos madeirenses que não conhecem a Biblioteca. Motivo mais do que suficiente para que se desloque, durante seis dias, para o centro do Funchal, mais concretamente para o Largo da Restauração, entre as 10 e as 20 horas, nos dias 17 a 22.

Ali, será montada uma tenda gigante na qual será apresentada parte dos fundos documentais, história, projectos e serviços da BPR, que serão mostrados através de painéis. A diversão e o prazer de ler é outro objectivo desta iniciativa que visa ainda recolher dados que permitam a melhoria da qualidade dos serviços prestados pela Biblioteca.

Maria da Paz Azeredo Pais divulgou que a BPR tem um acervo de 180 mil obras já na base de dados, embora existam ainda muitos livros e publicações por contabilizar. Praticamente todos os meses são enviados pela Biblioteca nacional cerca de 1.800 livros ou publicações editadas em Portugal, no âmbito do depósito legal a que a biblioteca regional está contemplada.

Das novidades do espaço no Caminho dos Álamos que pretende atrair mais visitantes, de destacar que desde a última quinta-feira, foi criado um espaço jovem para os adolescentes que de certa forma já não se identificam com a sala infanto-juvenil ali existente. No que se refere ainda à “Biblioteca na Cidade”, de apontar que será ainda promovida a iniciativa “Livro em Viagem”.

O leitor leva um de trinta livro “viajantes” e, “despreocupadamente”, permite que a obra passe de mão em mão, desde que regresse de viagem no dia 23 de Abril de 2008, Dia Mundial do Livro, em que tem de ser entregue na Biblioteca Pública.De salientar ainda que a Biblioteca Pública Regional alargou o seu horário de abertura ao público.

Assim, durante a semana está aberta entre as 9 h 30 e as 20 horas, à excepção da segunda-feira que abre apenas às 14 horas. Aos sábados, abre às 9 h 30 e fecha às 15 horas.

Fonte: Jornal da Madeira

Etiquetas - Acervo Documental , Livros e Leituras , Serviços de Bibliotecas

Sem comentários: