sábado, 28 de julho de 2007

Futebol : exposição de revistas, na Biblioteca Pública de Braga

A Biblioteca Pública de Braga, unidade cultural da Universidade do Minho, decidiu assinalar o início da nova época futebolística promovendo a apresentação de uma pequena exposição sobre publicações periódicas relativas ao tema.

A imprensa desportiva especializada surgiu no nosso país logo no início do século XX, mas curiosamente o periódico desportivo mais antigo que a BPB tem foi editado em Braga em 1924-1925, tendo saído 17 números. Intitulava-se «Desportiva: revista de sport».

Era dirigido por Celestino Lobo, figura relevante do futebol bracarense, dedicava-se a diferentes modalidades, mas o futebol já ocupava lugar de relevo: logo no 1º número, de 15 Set. 1924 a capa é ilustrada pela foto da equipa de Sporting Club de Braga.

Aliás às publicações desportivas bracarenses dedica a exposição uma vitrine, onde sobressai um jornal, «Minho Desportivo», publicado em 1949 sob direcção de Araújo Pereira, o jornal «Sporting Club de Braga» de cor amarela, dirigido por Gil Sameiro Braga, publicado em 1959-1960 e ainda alguns números comemorativos de aniversários do SCB, dos anos 30.

A exposição apresenta os títulos por ordem cronológica, procurando privilegiar sempre que possível, o 1º número. A revista mais antiga, de 1926, que a BPB possui intitula-se «Stadium» e apresenta na capa magnificas fotografias.

Depois encontram-se expostos uma série de títulos representativos da imprensa desportiva, de entre os quais se destaca a 2ª série de «Stadium» (1932-1947), que foi uma revista marcante, «Golo», «Crónica Desportiva», a «Idolos do Desporto» (1956/1972), uma colecção muito popular que publicava semanalmente biografias muito ilustradas das principais figuras do desporto português, «Sport Ilustrado» (1957), «Selecções Desportivas», «Foot», «Bola Magazine», «Mundial», etc., bem como as revistas dos principais clubes portugueses: «Benfica Ilustrado», «Dragões» e «Sporting Magazine».

Quanto aos jornais, na maior parte dos casos, dado o seu o formato e devido a estarem encadernados, só foi possível expor fotocópia do cabeçalho do 1º número: «Norte Desportivo» (1943), «A Bola» (1945), «O Mundo Desportivo» (1945), «Record» (1949), «Futebol» (1950) que destaca a inauguração do Estádio 28 de Maio de Braga, «O Jogo» (1985), para além de outros que tiveram existência efémera.

O mais antigo jornal que a BPB possui intitula-se «Record: todos os sports» e data de 1927.

Deve recordar-se que estes periódicos tiveram directores e jornalistas cujos nomes hoje são uma referência na história da imprensa desportiva, como Cândido de Oliveira e Ribeiro dos Reis, Tavares da Silva e Lança Moreira, Raul Oliveira e Alves Teixeira, Vitor Santos e Carlos Pinhão, fotógrafos como Nuno Ferrari ou ilustradores como Botelho, Tossan, Martins e F. Zambujal, numa lista infindável de grandes profissionais, que não é possível enumerar.

O motivo do cartaz é retirado de uma revista intitulada «Maria Rita», de 1934 e ilustra o início de uma nova época futebolística em que, como hoje, se adivinhavam sérios confrontos entre os adeptos dos principais protagonistas...

As colecções destes periódicos, imprescindíveis para quem quiser fazer a história do futebol português, poderão ser consultadas na Sala de Leitura da Biblioteca Pública de Braga, existindo informações mais detalhadas no site da BPB: www.bpb.uminho.pt ou nos ficheiros tradicionais.

A exposição estará patente até ao fim de Agosto no átrio da reitoria da Univ. do Minho (Largo do Paço), podendo ser visitada nos dias úteis das 9 às 17h.

No espaço destaque (átrio da BPB, na Praça do Municipio), homenageia-se o professor Vitor Aguiar e Silva, recentemente galardoado com o Prémio Vida Literária da Associação Portuguesa de Escritores.

(Um profundo agradecimento meu a Henrique Barreto Nunes, Director da Biblioteca Pública de Braga / Universidade do Minho, pela informação enviada por mail para mim).

Etiquetas - Bibliotecas Públicas , Exposições

Sem comentários: