quarta-feira, 25 de julho de 2007

Sobre a requisições de livros nas Bibliotecas



"Não só do pão vive o homem. Eu, se tivesse fome e estivesse desvalido na rua não pediria um pão; pediria meio pão e um livro. E eu ataco aqui violentamente os que somente falam de reivindicações económicas sem nunca falar em reivindicações culturais que é o que os povos pedem aos gritos. Que todos os homens comam, está certo, mas que todos os homens saibam, conheçam e aprendam. Que gozem todos os frutos do espírito humano, porque o contrário é convertê-los em máquinas ao serviço do estado, é convertê-los em escravos de uma terrível organização social".

Federico Garcia Lorca, fragmento de um discurso proferido à inauguração da Biblioteca de Fuentevaqueros.

A Associação dos Bibliotecários Portugueses sustenta a preocupação no facto da Comissão Europeia estar a pôr em causa a isenção de taxas relativas a bibliotecas, arquivos e museus.

Se esse mundo absurdo chega a ser realidade, não duvidem que será um mundo sem serviços públicos. As bibliotecas desaparecerão, ficarão pela segunda vez na nossa história no terreno dos sonhos.

Já há vários bloguistas Portugueses a insurgirem-se contra, e já surgiu um Manifesto em defesa do empréstimo público gratuito nas bibliotecas portuguesas...

Lutemos! O Povo Unido jamais será vencido!

Etiquetas - Bibliotecas Públicas , Direitos autorais

Sem comentários: