A plataforma foi adquirida no âmbito do III Quadro Comunitário de Apoio, através do POSI e do FEDER. A candidatura foi apresentada em 2003 ao programa Madeira Digital.
A biblioteca da Universidade da Madeira (UMa) dispõe de uma nova plataforma informática integrada, constituída pelos softwares Aleph e Digitool.A aquisição desta plataforma enquadra-se no III Quadro Comuntário de Apoio, através do POSI e do FEDER, tendo a candidatura para tal sido apresentada em 2003 pela biblioteca, em parceria com o Sector de Comunicações e Informática ao programa Madeira Digital, com a designação UMa-DIDA (digitalização de documentação e dos arquivos administrativos).
De referir que o software Aleph, de origem israelita, é utilizado em inúmeras bibliotecas de distintas tipologias, nacionais e internacionais, sendo um software integrado de gestão documental.
O mesmo caracteriza-se pela escalabilidade, pela suportabilidade, por um sistema aberto e interoperabilidade e ainda pela usabilidade e acessibilidade.
Aliás, estas são características que concorrem para a criação de consórcios de bibliotecas, entidades cuja principal missão é a cooperação bibliotecária tento em vista a criação de catálogos colectivos e que, por este motivo, se vulgarizaram nos países que apostam na informação científica, técnica e cultural, imprescindíveis para a construção do conhecimento.
Já o software Digitool está orientado para a gestão de conteúdos, permitindo digitalizar repertórios documentais e criar bibliotecas digitais.
Para consultar os novos catálogos do Aleph, basta aceder ao site “www.uma.pt/sda”.
Fonte: Jornal da Madeira Online
Etiquetas - Serviços de Bibliotecas
Sem comentários:
Enviar um comentário