sexta-feira, 24 de julho de 2009

Sever do Vouga: Nova biblioteca inaugurada amanhã, dia 25 de Julho.

Biblioteca Municipal pretende ser mais um espaço de eventos culturais do concelho. Investimento rondou os 1,3 milhões de euros.

É inaugurada sábado a nova Biblioteca Municipal de Sever do Vouga. O novo equipamento cultural teve um custo total da ordem dos 1,3 milhões de euros, dos quais 50 por cento foram financiados pela Direcção-Geral do Livro e Bibliotecas, sendo a outra metade da responsabilidade da autarquia severense. Manuel Soares, presidente da Câmara Municipal de Sever do Vouga, explica a importância da nova Biblioteca Municipal. Acima de tudo, o autarca sublinha que o edifício se irá transformar em mais um espaço cultural do concelho.

“Será um espaço onde vai haver animação cultural, um local propício para a realização de exposição, de palestras e workshops, entre outras actividades”, explica Manuel Soares. E essa animação começa logo na sessão de abertura, marcada para o meio-dia de sábado. A cerimónia de inauguração será animada com um espectáculo de marionetas, intitulado “O Jardim – Tomo I – A Primavera”, inspirado no conto de Oscar Wilde, “O Gigante Egoísta”.

A peça é dirigida ao público mais jovem - maiores de dois anos - e é uma produção da Companhia de Teatro e Marionetas Mandrágora. Ainda para assinalar a abertura deste novo espaço cultural severense, ficará ao dispor do público, até ao dia 12 de Agosto, uma exposição sobre o tema “Viagem ao Mundo das Marionetas”, também da Companhia de Teatro e Marionetas Mandrágora. A abertura da nova Biblioteca Municipal, além de ser um espaço cultural por excelência, onde também irá funcionar o serviço de ludoteca, imagoteca, acesso à internet e consulta de jornais, revistas e outras publicações, vai criar cerca de uma dezena de novos postos de trabalho, entre técnicos e pessoal auxiliar.

Irá permitir, ainda, deixar livre o local onde até agora estava instalada a biblioteca, espaço que será ocupado pela AGIM - Associação para a Gestão, Inovação e Modernização do Centro Urbano de Sever do Vouga. (Ler notícia completa na edição em papel) .

José Manuel R. Silva

Fonte: Diário de Aveiro
Etiquetas - Eventos , Equipamento, instalações e mobiliário

Sem comentários: