sábado, 4 de julho de 2009

Biblioteca Municipal da Parede já pode avançar

Depois de um longo período a aguardar por um complexo processo de aquisição de duas pequenas parcelas encravadas no terreno municipal, foi celebrada nesta semana a escritura da última parcela em questão, o que vai permitir finalmente avançar com construção da Biblioteca Municipal da Parede.


A ser edificada no Bairro das Caixas, zona central da freguesia, a futura biblioteca será da tipologia BM3, correspondente a uma área útil de 1.900 m2, e irá traduzir-se no maior equipamento desta natureza no concelho de Cascais.Da autoria do arquitecto João Lucas Dias, o projecto enquadra-se no Estudo Urbanístico do Bairro das Caixas, que visa a reconversão e requalificação de uma zona que, apesar da sua qualidade original ao nível de projecto, se encontra carente de intervenção.


Neste estudo urbanístico, pretendeu a Câmara Municipal honrar a memória do Arquitecto Ruy Jervis d’Athouguia autor do projecto original do bairro de habitação social construído por iniciativa municipal e inaugurado em 1958.


Prevista e com projectos em desenvolvimento desde 2001, a construção da Biblioteca tem sido adiada por dificuldades inerentes aos processos de expropriação de duas pequenas parcelas encravadas no terreno municipal onde a mesma irá ser implementada.
Com a aquisição desta pequena parcela de terreno torna-se, finalmente, possível avançar com o processo de construção deste importante equipamento cultural, cujo orçamento previsto ronda oito milhões de euros.

Neste momento está em desenvolvimento o projecto de execução de acessos e arranjos exteriores, que se espera estar concluído até ao fim do ano, sendo que, até ao final de 2009 será lançado concurso público, devendo a obra desenrolar-se ao longo de 2010 e 2011.


Sem comentários: