sexta-feira, 24 de julho de 2009

Guia de recursos para projectos de digitalização

Acaba de ser lançado um site sobre digitalização e preservação digital. Trata-se de um verdadeiro guia de recursos para osprofissionais de informação dos países de língua portuguesa que queiram desenvolver e implementar programas de digitalização e preservação digital nas suas instituições.

O site em questão foi criado em 2009 no âmbito do seminário Organização da Informação e do Conhecimento Digitais leccionado pela Professora Doutora Maria Manuel Borges do mestrado em Informação,Comunicação e Novos Media da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

A criação deste projecto resultou da constatação do reduzido número de sites ou outros recursos electrónicos em língua portuguesa sobredigitalização e preservação digital. Com um carácter marcadamente pragmático, pretende-se com este projecto partilhar um conjunto derecursos sobre esta área devidamente seleccionados e organizados.

Propõe-se um conjunto de documentos de apoio, todos eles disponíveis na Internet, sobre digitalização, preservação digital, metadados,propriedade intelectual e direitos de autor. Apesar da maior parte da bibliografia sobre o tema se encontrarem inglês, houve a preocupação em oferecer informação em português,espanhol e francês.

Seleccionou-se, também, um conjunto de empresas portuguesas prestadoras de serviços na área da digitalização, complementada cominformação sobre tecnologia e equipamentos disponíveis actualmente no mercado.

Apresenta-se, ainda, uma recolha de projectos de digitalização de conteúdos culturais (bibliotecas, arquivos e centros de documentação)existentes actualmente nos países de língua portuguesa. Os projectos seleccionados correspondem apenas àqueles cujos documentosdigitalizados se encontram disponíveis online.

Como se trata de um projecto em aberto a todos os interessados porestas matérias, foi utilizado na sua construção a ferramenta colaborativa Wikidot.com. Esta aplicação possibilita a construção de um website que permite a edição colectiva dos seus conteúdos,permitindo a participação de todas as pessoas na criação, revisão e integração de conteúdos.

Disponível em:
http://coleccoes-digitais.wikidot.com/

Todas as sugestões são bem vindas, bem como a sua divulgação junto doscolegas e outros profissionais a quem o assunto possa interessar.
Cordialmente,
Carla Ferreira
Leonor Lopes
Sérgio Mangas

(Informação enviada por e-mail por Sérgio Mangas)

Sem comentários: