domingo, 19 de julho de 2009

Ovar: Vinte bibliotecas juntam-se para formar rede municipal

No sentido de rentabilizar recursos, duas dezenas de bibliotecas do concelho formalizaram anteontem o protocolo que as junta numa rede acessível por todos.
Criar parcerias e potenciar recursos humanos, tecnológicos e documentais, consolidados em dinâmicas de trabalho colaborativo ao nível da organização, gestão e disponibilização de acervos, bem como do incentivo às dinâmicas partilhadas na área da promoção e animação da leitura, são alguns dos objectivos que presidem à Rede de Bibliotecas anteontem formalizada em Ovar.

“Trata-se de racionalizar investimentos”, resumiu Ângela Castro, técnica superior de Biblioteca e Documentação da edilidade, durante a cerimónia de assinatura do protocolo, que decorreu no salão nobre da Câmara de Ovar. “Não faz sentido andar a comprar as mesmas obras num concelho que até é limitado geograficamente”, justificou ainda na breve explicação que fez do projecto. Para já, anunciou a responsável, “há uma série de conteúdos que podem ser acedidos de forma rápida na Internet, através do site da Câmara Municipal, mas o projecto contempla a criação de um portal exclusivo para a Rede”.

Para a vereadora da Educação da autarquia vareira, Conceição Vasconcelos, “agora vamos poder tirar partido de forma mais consistente dos recursos que temos”. Num rápido olhar sobre o processo que levou à assinatura do protocolo que institui uma Rede com 20 bibliotecas de todo o concelho, Conceição Vasconcelos recordou que “houve alturas em que chegámos a pensar que não íamos conseguir, porque há sempre muita burocracia a vencer, mas acreditei sempre que seria possível”.

“Agora temos um elo de ligação”, observou a autarca, agradecendo a todos os conselhos executivos das escolas do município, envolvidas no projecto, o esforço desenvolvido, incentivando a que todos continuem a trabalhar em equipa, pois “este passo é apenas o início”. O protocolo envolve a Câmara Municipal, o Agrupamento de Escolas de Ovar, o Agrupamento de Escolas de Ovar Sul, o Agrupamento de Escolas Florbela Espanca, o Agrupamento de Escolas de Maceda e Arada, a Escola Secundária Júlio Dinis, a Escola Secundária Macedo Fragateiro, a Escola Secundária de Esmoriz, a Escola Básica Integrada de S. Vicente de Pereira e o Centro de Formação Intermunicipal.

A Rede de Bibliotecas de Ovar define-se como uma estrutura de cooperação aberta à livre participação das bibliotecas do concelho, visando o fomento de uma política coordenada de aquisições. Outros objectivos da Rede são a observância de princípios técnicos biblioteconómicos e informáticos uniformizados; a compatibilização e a troca de informação bibliográfica; a dinamização do empréstimo inter-bibliotecas e a organização de actividades de promoção e animação da leitura.

Fonte: Díário de Aveiro
Etiquetas - Bibliotecas Públicas , Bibliotecários/as

Sem comentários: