segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Biblioteca Municipal das Caldas da Rainha renova computadores e obras de remodelação

A Biblioteca Municipal das Caldas está a comemorar o seu 10º aniversário com uma aposta forte nas novas tecnologias. Está previsto o aumento dos postos de acesso à Internet e um dos grandes objectivos é a colocação do seu catálogo on-line. Nessa altura, os leitores poderão consultar os títulos disponíveis e até renovar um empréstimo apenas com um clique.

Dez anos depois de inaugurada nas suas actuais instalações, a Biblioteca vai mudar o seu sistema informático e ter computadores novos e mais postos de acesso à Internet, que passam de seis para 16.

Um novo software de gestão irá substituir o actual.

A vereadora da Cultura, Maria da Conceição Pereira, disse à Gazeta das Caldas que estão para breve obras de manutenção na biblioteca, tendo em conta que o edifício - pensado de raiz pelo arquitecto Sousa Lopes – apresenta problemas de infiltrações há vários anos.
Apesar de já ter sido feita nova impermeabilização, os problemas persistem, o que deixa os funcionários sempre muito preocupados quando chove muito. O chão também está gasto em várias zonas e por isso terá que haver uma renovação.

Maria da Conceição Pereira confirma que serão feitas obras de manutenção, mas como o auditório precisa de uma intervenção maior tem que ser feito um caderno de encargos.
O arquitecto Sousa Lopes, enquanto autor do projecto, já autorizou a intervenção.
Por último a autarca referiu que o edifício de raiz para a biblioteca era uma obra ansiada pela população. O mais difícil, diz, não é a realização das obras, mas sim “que estas funcionem, e que funcionem bem”.

Mais de 45 mil documentos

As bibliotecas públicas fazem parte das autarquias que, por sua vez, têm contratos com a Direcção Geral do Livro e das Bibliotecas. As Câmaras dão as instalações e o mobiliário e os custos com os fundos documentais e as novas tecnologias são divididos entre as entidades. Neste momento a biblioteca caldense ainda recebe financiamento estatal para fundos documentais, disse a sua responsável, Aida Reis.

“Queremos colocar o catálogo bibliográfico na Internet à semelhança de outras que já possuem”, disse Aida Reis, que ambiciona ainda vir a ter uma página na Internet autónoma já que a que existe está integrada na da autarquia. “Queremos evoluir nesse sentido para que as pessoas possam consultar os nossos títulos em casa, de forma gratuita”, disse.
À semelhança do que já se faz noutros locais, pretende disponibilizar serviços como os clubes de leitura, visitas virtuais e acesso aos catálogos de outras bibliotecas e ainda aos seus fundos locais. Poderá no futuro fazer-se inscrições e renovações de empréstimos pela Internet e ter acesso à agenda, às newsletters e à informação útil de cada concelho.

Do catálogo bibliográfico informatizado fazem parte 19479 documentos (livros, publicações periódicas e alguma material multimédia) embora o fundo documental da biblioteca seja de 45144 documentos.

Temos pessoas que vem à Biblioteca diariamente”

“O grande desafio inicial foi o de fidelizar públicos”, contou a responsável, contando que este foi alcançado pois “até temos pessoas que vem cá diariamente”. Não só à “sede” como também ao Posto de Leitura na Praça da Fruta que se encerra por algum motivo, “cai o Carmo e a Trindade e temos toda a gente a telefonar”. Aida Reis fica satisfeita pois nota assim que “fazemos parte do dia a dia de várias pessoas”.

A recente criação da Universidade Sénior também ajudou a trazer mais gente a este espaço, mas são as crianças que mais utilizam esta infra-estrutura. Vêm com as escolas à tarde, “são elas que trazem pais ou avós”, contou a responsável. Há muitos jovens que vêm pesquisar para os trabalhos da escola e entre o público adulto “há quem faça parte da lista de espera dos best-sellers que a biblioteca vai adquirindo”.

A Biblioteca também tem recebido várias doações, sempre úteis para enriquecer o fundo documental e algumas até de livros em língua estrangeira. Há pessoas que recebem publicações específicas sobre ciência e quando lêem, vêm à biblioteca deixar o exemplar dando assim oportunidade a outros de também a conhecerem.

Prestam ainda um grande apoio às bibliotecas de freguesia a quem oferecem livros e ainda às bibliotecas escolares. Também foi há dez anos que surgiu o projecto da rede das bibliotecas escolares (do 1º ciclo) que têm um protocolo com a Biblioteca Municipal.
Ao longo desta primeira década foram quase 500 as actividades culturais que proporcionaram à população. Aida Reis diz que há uma preocupação em atingir as várias faixas etárias e vai aproveitando os programas estatais ou da Gulbenkian que proporcionam a vinda de escritores e a realização de ateliers de ciências ou de workshops. A bibliotecária destaca aqueles que têm como principal mote a divulgação da ciência.

Datas como o Dia da Poesia ou o Dia do Livro são assinaladas com encontros inter-geracionais e acolhem uma grande diversidade de iniciativas de outras entidades desde o Coro Infantil, à Amnistia Internacional, passando pelos sindicatos ou grupos de cidadania.
Com a chegada do Verão, as responsáveis notavam uma grande quebra de leitores. Só havia uma atitude a tomar - ir ao seu encontro.

E assim nasceu a Biblioteca de Praia na Foz do Arelho, à semelhança de tantos outros projectos que há nos país e não só em zona costeira pois também as há de parque e de jardim. “A forma de contornar o problema é ir ao encontro do público”, disse Ainda Reis explicando que se fazem empréstimos de livros, durante cinco dias, e há uma esplanada onde os utilizadores se podem sentar e ler. “É uma iniciativa de sucesso e para continuar”, rematou.

A Biblioteca em números
(dados de 2007)

Catálogo bibliográfico informatizado: 19.479
Fundo documental: 45.144
Utilizadores inscritos: 8.222
Empréstimos domiciliários 10.000
Consulta de documentos 25.027
Consulta na internet: 4.843
Actividades culturais: 58

Duas centenas de crianças nas celebrações do aniversário

Nos dias 6 e 7 de Dezembro decorreram as celebrações de aniversário da Biblioteca que contaram com 232 crianças dos jardins-de-infância e escolas do 1º. Ciclo do ensino básico, assim como crianças acompanhadas por familiares. Assistiram ao espectáculo de marionetas “O Mistério dos Livros Desaparecidos” dinamizado pelo Grupo S. A. Marionetas Teatro & Bonecos e durante todo o dia também houve pinturas faciais e modelagem de balões.
Com materiais de desperdício, as crianças construíram instrumentos musicais no projecto “Lixo com Vida”. Neste atelier, dinamizado pela Cores & Caminhos, sensibiliza-se os mais novos para o aproveitamento e separação dos lixos, como a descoberta da sua nova e criativa forma de utilização. À noite 80 pessoas assistiram e aplaudiram o concerto do Duo de Violino e Acordeão, formado por João Pedro Cunha e Gonçalo Pescada.

Fonte: Gazeta das Caldas

Etiquetas - Bibliotecas Públicas , Equipamento, instalações e mobiliário , Estatísticas , Serviços de Bibliotecas

1 comentário:

Anónimo disse...

Parabéns pelo magnífico trabalho, colegas. Dispõem de mais números, da nossa Rede de Leitura Pública?... na falta de dados estatísticos oficiais a nível nacional.
Adalberto Barreto