domingo, 20 de janeiro de 2008

Livros falam esta semana na Biblioteca Municipal da Póvoa de Varzim

Esta semana fala-se de livros na Biblioteca Municipal. A acção destina-se a professores e técnicos ligados a esta área e visa imprimir mais qualidade a todos aqueles que trabalham com os livros

Na Biblioteca Municipal Rocha Peixoto, da Póvoa de Varzim, está a decorrer uma acção, que começou ontem e termina esta quarta-feira, subordinada ao tema dos livros. Promovida pela Direcção Geral do Livro e das Bibliotecas, a actividade "Ouvir falar os Livros", destina-se a bibliotecários e técnicos de biblioteca, a professores de 1º, 2º e 3º ciclos, educadores e ainda a animadores socioculturais.

Os trabalhos estão a ser coordenados por Margarida Fonseca Santos, que, através do recurso a vários exercícios de escrita e de leitura, de forma despreocupada mas consciente, em que utiliza sons, frases, interpretações, imagens e mensagens que vão levar os participantes pelo caminho que os levará a uma ideia ainda mais alargada do mundo da escrita. Como material de suporte, a técnica utiliza os contos tradicionais ou textos de autores portugueses, exercícios de escrita criativa e de leitura participada.

Em relação ao objectivo desta acção, e segundo o vereador da Cultura Luís Diamantino, pretende "incentivar a leitura e a escrita", sendo que também vai promover a "qualidade" a todos os técnicos que trabalham com esta ferramenta – os livros. Ao longo destes dois dias, realizam-se jogos, audições de contos tradicionais e de textos de autores nacionais, promovendo a consciência do espaço individual na interpretação e a capacidade de associar imagens, memórias e situações, transformando-as em texto.

"Ouvir falar os Livros"é uma iniciativa da Direcção Geral do Livro e das Bibliotecas, através do Instituto Português do Livro e das Bibliotecas e conta com a colaboração do Clube de Literatura Ilustração e Companhia. Esta quarta-feira, os trabalhos desenvolvem-se entre as 9h30 e as 12h30 e entre as 14h30 e as 17h30.

Fonte: Póvoa Semanário

Etiquetas - Livros e Leituras , Encontros com autores

Sem comentários: