quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Internet mantém-se a principal fonte de informação dos utilizadores

Um estudo da Pew Internet & American Life apurou que 58 por cento dos norte-americanos com ligação à Internet procuram obter respostas acerca dos mais variados assuntos online, sejam referentes a política, saúde, emprego ou educação. A análise focou-se na forma como os utilizadores usam a Internet, as bibliotecas e fontes governamentais quando precisam de resolver um assunto.

Os resultados mostram que, na maioria dos casos, as pessoas tendem a consultar duas ou três fontes de informação e sentem-se satisfeitas com as respostas que obtêm. Um dos pontos realçados pela Pew Internet indica que a velocidade de acesso à Internet faz alguma diferença na hora do utilizador escolher a sua fonte.

Os que possuem ligação de banda larga são os que passam mais tempo a navegar e os que se mostram mais satisfeitos com a experiência na hora de procurar respostas para as suas dúvidas - 77 por cento, ou seja, mais 20 por cento dos que possuem acessos dial-up.

Por fim, a organização concluiu que apesar dos utilizadores considerarem a Internet como uma das suas principais fontes de informação, os inquiridos inseridos na denominada "Geração Y", ou seja, os que possuem entre 18 e 30 anos, têm maior tendência a procurar bibliotecas. Contudo, 65 por cento dos que assumem ir à biblioteca também indicam que o fazem para poder utilizar de forma gratuita os acessos à Internet.

Por outro lado, 58 por cento admite aceder a estes espaços para poder consultar algumas referências literárias. Como seria de esperar, é entre os utilizadores mais novos e com maior nível de educação que se verificou maior taxa de penetração de Internet. Entre a faixa etária 18-30 anos, 91 por cento dos utilizadores possui Internet, um valor que contrasta com os 26 por cento obtidos entre os utilizadores com mais de 70 anos.

Fonte: Tek.Sapo.pt

Etiquetas - Estatísticas

Sem comentários: