segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Janeiro 2008 – Programa de actividades/Animação Cultural & Promoção da Leitura, na Hemeroteca Municipal de Lisboa

»»» MOSTRAS DOCUMENTAIS

D. João da Câmara, Vida e Obra – mostra bibliográfica e documental que tem por objectivo revisitar a obra literária de D. João da Câmara (1852-1908), com destaque para a sua actividade como dramaturgo e jornalista. Apesar do valor literário desta obra, há um enorme desconhecimento da importância de D. João da Câmara para o teatro e o jornalismo português. O centenário da sua morte constitui, portanto, uma excelente oportunidade para recuperar e divulgar as peças de D. João da Câmara, o sucesso que teve na época, bem como a sua brilhante actividade como jornalista. A mostra reúne documentação (livros, periódicos, outros documentos) proveniente das colecções da Hemeroteca, de outras bibliotecas municipais e de particulares.

Local: Hemeroteca Municipal de Lisboa _ Átrio e Escadaria. Data: Inauguração: 2 Janeiro. Em exibição ate 31 de Janeiro.

»»» CONFERÊNCIAS

D. João da Câmara, 100 Anos Depois (1908-2008) – ciclo de conferências

1.ª Conferência:
D. João da Câmara, Jornalista, por António Valdemar (Diário de Notícias)
10 Janeiro, 18H

2.ª Conferência:
D. João da Câmara, Poeta e Ficcionista, por Ernesto Rodrigues (UL/FL)
17 Janeiro, 18H

3.ª Conferência:
D. João da Câmara e o desenvolvimento dos caminhos-de-ferro oitocentistas, por Jorge Trigo (CML/HML)
24 de Janeiro, 18H

4.ª Conferência:
D. João da Câmara, Dramaturgo, por Ivo Cruz (Investigador e Historiador do Teatro)
31 de Janeiro, 18H

Local das conferências: Hemeroteca Municipal – Sala do Espelho

»»» DIGITAL

Hemeroteca Digital – Conteúdos Digitais: no âmbito do Centenário da Morte de D. João da Câmara (1808-2008) a Hemeroteca Municipal irá colocar na Internet alguns conteúdos informativos e documentos relacionados com esta efeméride, como, por exemplo, textos jornalísticos, uma nota biográfica, os livros que os investigadores e leitores poderão encontrar nas bibliotecas municipais de Lisboa de e sobre D. João da Câmara, entre outros recursos informativos, como sites e blogs. Um manancial de dados e informações, agora à distância de um simples clique, na Hemeroteca Digital, em http://hemerotecadigital.cm-lisboa.pt/

»»» PERCURSOS HISTÓRICOS

“Três tiros que abalaram a Monarquia” - Visita guiada aos locais relacionados com o assassínio, em 1 de Fevereiro de 1908, do rei D. Carlos I e do príncipe Luís Filipe. Sujeita a inscrição prévia. Realiza-se aos Domingos (11h), para o público em geral, com as terças e quintas-feiras reservadas para as escolas, respectivamente às 11 e 15h.

“Bairro Alto – Capital do Jornalismo Português” – Passeio literário pelo Bairro Alto, enquanto antiga capital do jornalismo português. Inclui percurso pelas ruas das redacções de jornais e revistas já extintos, intercalado com pequenas histórias sobre a vida destes periódicos. O passeio terá início e terminará no repositório da memória jornalística nacional, a Hemeroteca Municipal de Lisboa. Sujeito a inscrição prévia para o público em geral. Para escolas, grupos e colectividades, todas as quartas-feiras, às 15.

“Ribeiro de Carvalho (1880-1942) – Da Escrita à Política” – Figura singular da I República, Ribeiro de Carvalho destacou-se sobretudo como político e jornalista. Carbonário, maçon, deputado às Constituintes, tradutor, poeta, foi ainda um “grande” director do jornal República, onde desenvolve uma intensa actividade até 1941. Este roteiro propõe-se revisitar alguns dos espaços emblemáticos da cidade de Lisboa relacionados com a vida e obra de Ribeiro de Carvalho, num percurso cheio de surpresas. Sujeito a inscrição prévia.

»»» VISITAS DE ESTUDO

“Ao Encontro da Hemeroteca de Lisboa” – Visita de estudo que tem por objectivo apresentar às escolas os serviços e os recursos informativos que os alunos e os professores poderão encontrar na Hemeroteca Municipal de Lisboa (HML) e utilizar no âmbito do seu percurso/desenvolvimento escolar. Sujeita a inscrição prévia, com datas e horas a serem posteriormente marcadas conforme a disponibilidade dos interessados.

Público-alvo: escolas do ensino básico (2.º/3.º ciclo) e do ensino secundário; professores; pais, estudantes do ensino superior e profissionais de bibliotecas, arquivos e centros de documentação. Duração da visita: 2h30m

Guião da visita: a visita é realizada por turma e constituída por 3 módulos, a saber: um primeiro módulo sobre a HML (missão, colecção, serviços e produtos); um segundo módulo sobre os Catálogos Bibliotecas LX e Miúdos LX (pesquisa bibliográfica); um terceiro módulo sobre o sítio da Hemeroteca Digital (menus, conteúdos e funcionalidades).

Inscrições prévias (percursos e visitas de estudo):
Hemeroteca Municipal de Lisboa
Serviço de Actividades Culturais e Educativas
Tel. 21 324 62 97 - Fax 21 347 89 15 E-mail: hemeroteca.sace@cm-lisboa.pt

(Agradeço o envio desta informação, por Álvaro Matos, da Hemeroteca Municipal de Lisboa)

Etiquetas - Hemerotecas

Sem comentários: