terça-feira, 8 de janeiro de 2008

A Escola de Ciências da Saúde inaugurou ontem uma biblioteca e um inovador Laboratório de Aptidões Clínicas

A Escola de Ciências da Saúde da Universidade do Minho deu ontem mais um passo importante no seu projecto educativo, com a inauguração de uma biblioteca e de um Laboratório de Aptidões Clínicas.Inaugurados ao final da tarde, estes dois equipamentos são mais um contributo para um projecto educativo que se quer de excelência, como referiu ao ‘Correio do Minho’ o professor Nuno Sousa.Para este responsável, o dia de ontem marcou “a abertura de novas dimensões do projecto educativo da Escola de Ciências da Saúde”.

Sobre o Laboratório de Aptidões Clínicas, inédito a nível nacional, Nuno Sousa explicou que se trata de uma estrutura que se destina a ajudar os futuros médicos a treinar práticas clínicas. “O jovens médicos terão aqui oportunidade de adquirir e melhorar competências no âmbito da colheita de histórias clínicas e da realização de exames físicos”, explicou.

Outra dimensão que se abre no ensino da Medicina na Universidade do Minho diz respeito à biblioteca que ontem foi inaugurada. Distribuída por dois pisos, esta biblioteca que os responsáveis querem tornar uma das maiores do Noroeste Peninsular especializada em Medicina, está ao serviço de toda a comunidade académica e do público em geral.

Finalmente, Nuno Sousa fez questão de considerar a nova associação Alumni Medicina —Núcleo de Antigos Estudantes de Medicina da Universidade do Minho, apresentada publicamente também ontem, como a terceira nova dimensão do referido projecto educativo. “É uma associação que mantém a ligação umbilical dos ex-alunos à Universidade. É também uma forma destes novos médicos agradecerem à casa que os formou”, concluiu.Além da apresentação pública da associação, ontem decorreu em simultâneo a tomada de posse dos órgãos sociais para o biénio 2008-2009.

Desafio à sociedade civil

O presidente da Direcção da Alumni Medicina, Pedro Morgado, desafiou ontem toda a sociedade civil para que, ao abrigo da Lei do Mecenato, contribua para a aquisição de livros que permitam aumentar o espólio da Biblioteca de Medicina que ontem abriu ao público. “A Alumni Medicina procurará parcerias com todas as empresas e instituições que se identifiquem com o projecto que lhes apresentamos”, frisou Pedro Morgado.

Na apresentação pública da associação, Pedro Morgado prometeu que a Alumni Medicina vai revolucionar o panorama nacional das associações de antigos alunos, assumindo a intenção de se constituir como um verdadeiro parceiro da Escola de Ciências da Saúde no que diz respeito à promoção e financiamento da formação médica de excelência. A associação será parceira da Escola no que respeita à formação médica pós-graduada e tem em carteira um programa de incentivo à investigação científica, através da promoção de bolsas e de prémios de investigação.

Fonte: Correio do Minho

Etiquetas - Bibliotecas Universitárias

Sem comentários: