quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Hemeroteca Municipal de Lisboa: AGOSTO/SETEMBRO 2007 – Programa de actividades Animação Cultural & Promoção da Leitura

Foi-me enviado por email, por Álvaro de Matos, da Hemeroteca Municipal de Lisboa, o programa de actividades de Animação Cultural & Promoção da Leitura.

»»» MOSTRAS DOCUMENTAIS

Arquivo Pitoresco (1857-1868) - História & Memória. Mostra Documental sobre a história do Arquivo Pitoresco, semanário ilustrado de qualidade gráfica notável, publicado em Lisboa entre 1857 e 1868. Revisitará os seus redactores e principais colaboradores, bem como as temáticas mais abordadas pelo jornal. Incursão ainda pelo impacto que esta publicação teve na época, pelo contributo que deu para a gravura em madeira e para a promoção do livro e da leitura em Portugal, no século XIX. Local: Hemeroteca Municipal de Lisboa _ Átrio e Escadaria Data: Inauguração a 13 de Agosto. Em exibição até 14 de Setembro.

»»» CONFERÊNCIAS

Arquivo Pitoresco, 150 ANOS DEPOIS (1858-2007). Ciclo de Conferências:

1.ª Conferência: O "Arquivo Pitoresco" (1857-1868). Subsídios para sua história, por Eurico Dias
Local: Hemeroteca Municipal de Lisboa _ Sala do Espelho _ 13 Setembro _ 18H

2.ª Conferência: O "Arquivo Pitoresco" e a história da gravura em madeira, por Graça Afonso
Local: Hemeroteca Municipal de Lisboa _ Sala do Espelho _ 20 Setembro _ 18H

»»» DIGITAL

Arquivo Pitoresco, 150 ANOS DEPOIS (1858-2007). Conteúdos Digitais: Na Hemeroteca Digital, em http://hemerotecadigital.cm-lisboa.pt/, será colocado em linha o número 1 do Arquivo Pitoresco, resumos de sítios com informação deste jornal na Internet, e ainda um verbete histórico para saber mais sobre a vida e a evolução histórica deste jornal.

»»» PERCURSOS HISTÓRICOS

Três tiros que abalaram a Monarquia” - Visita guiada aos locais relacionados com o assassínio, em 1 de Fevereiro de 1908, do rei D. Carlos I e do príncipe Luís Filipe, sujeita a inscrição prévia. Realiza-se aos sábados (11h), para o público em geral, com as terças e quintas-feiras reservadas para as escolas, respectivamente às 11 e 15h.

“Bairro Alto – Capital do Jornalismo Português” – Passeio literário pelo Bairro Alto, enquanto antiga capital do jornalismo português. Inclui percurso pelas ruas das redacções de jornais e revistas já extintos, visita à redacção do único jornal ainda em funcionamento nesta zona da cidade (A Bola), intercalada com pequenas histórias sobre a vida destes periódicos. O passeio terá início e terminará no repositório da memória jornalística nacional, a Hemeroteca Municipal de Lisboa. Sujeito a inscrição prévia. Todas as quartas-feiras, às 15h.

Inscrições prévias (percursos e visitas guiadas):
Hemeroteca Municipal de Lisboa
Serviço de Actividades Culturais e Educativas
Tel. 21 324 62 97 - Fax 21 347 89 15 E-mail: hemeroteca.sace@cm-lisboa.pt

(Informação enviada por email por Álvaro de Matos)

Etiquetas - Actividades de Animação, divulgação e Markting , Hemerotecas

1 comentário:

Unknown disse...

Olá
Procuro pessoa para pesquisa de jornais de futebol.Pago 8 euros-hora.Obrigado
miguelpsc@hotmail.com