quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

«Tudo a Ler» leva 10.500 livros a bibliotecas escolares

A segunda edição da iniciativa «Tudo a Ler», no âmbito do Plano Nacional de Leitura, distribui a partir desta semana mais de 10.500 livros que vão preencher as prateleiras de 63 novas bibliotecas escolares.

A iniciativa, uma acção de responsabilidade social do Continente na área da Educação, pretende distinguir três escolas na área de influência de cada um dos seus hipermercados, premiando um jardim de infância com 100 livros e duas escolas do 1º e 2º ciclos, com 200 livros cada.
O apuramento dos 63 estabelecimentos de ensino foi feito através de uma votação dos habitantes de cada cidade, que escolheram a escola que consideraram merecedora de uma biblioteca.

No total foram registados mais de 500 mil cupões, o que representa um aumento de 48 por cento da adesão relativamente ao ano anterior, quando foram distribuídos cerca de 9.500 livros.
«Vamos continuar a manter a mesma estratégia de apoio às escolas. Acreditamos que projectos que apoiam as instituições de ensino, seja no sentido de as equipar ou de as ajudar na formação de crianças, permitem dar lugar a uma geração mais preparada para os desafios futuros», afirmou Miguel Rangel, director de Marketing do Continente, em declarações à Lusa.

Lançado em Junho de 2006, por iniciativa dos Ministério da Educação, em articulação com o Ministério da Cultura e o Gabinete do Ministro dos Assuntos Parlamentares, o Plano Nacional de Leitura (PNL) visa aumentar os níveis de literacia da população em geral e, em particular, dos jovens, significativamente inferiores à média europeia.

«Para a leitura entrar em pleno na vida das crianças são necessários livros em casa, na escola e na biblioteca. Na escola é indispensável criar condições para que cada criança possa treinar diariamente, lendo muitas e variadas obras na sala de aula, ao longo de todo o ano lectivo. Isto implica que as bibliotecas escolares se equipem», afirmou por seu turno a comissária do PNL, Isabel Alçada.

Fonte: Diário Digital

Etiquetas - Bibliotecas Escolares , Livros e Leituras

1 comentário:

Mestre Filipe e as Suas Marionetas disse...

Olá Boa Tarde,

Começo por vos felicitar pelo vosso blog felizmente há cada vez actividades nas e para as Bibliotecas; com a participação de Leitores, Bibliotecários, Professores, Educadores, Pais e filhos. Precisamos sempre de mais educação, cultura e informação, e os blogs são um bom meio para isso.

Aproveito para vos convidar a espreitar o blog www.mestrefilipe.blogspot.com e conhecerem ou recordarem o nosso trabalho.

Ate sempre.
Grupo Mestre Filipe e as Suas Marionetas