sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

HEMEROTECA MUNICIPAL DE LISBOA - PROGRAMAÇÃO CULTURAL - FEVEREIRO 2008

PROJECTO - O REGICÍDIO, 100 ANOS DEPOIS (1908-2008)

PROGRAMAÇÃO

COLÓQUIOS & CONFERÊNCIAS

O Regicídio de 1908, Política e Imprensa - Ciclo de Conferências:

1.ª Conferência (7 Fev 2008 - 18H)
O Regicídio de 1908, Impacto nos jornais portugueses, por Eduardo Teixeira (Professor e Mestre em História Contemporânea pela FLL)

2.ª Conferência (14 Fev 2008 18H)
O Regicídio de 1908, Impacto na Imprensa Estrangeira, por Reto Monico (Investigador e Professor da História na Suiça)

3.ª Conferência (21 Fev 2008 - 18H)
O Regicídio de 1908, Ilustração de Imprensa, por Elisabete Rocha (CML/HML)

4. Conferência (28 Fev - 18H)
O Regicídio de 1908. O Estado da Questão, por Álvaro Costa de Matos (CML/HML)

MOSTRAS BIBLIOGRÁFICAS & DOCUMENTAIS

O Regicídio na Imprensa da Época – Mostra Bibliográfica e Documental alusiva ao impacto do Regicídio de 1908 na imprensa escrita e ilustrada da época, organizada a partir da colecção da Hemeroteca Municipal de Lisboa. Inauguração: 2 de Fevereiro. Em exibição até 29 de Fevereiro.

LANÇAMENTO DE LIVROS

Apresentação do livro Mataram o Rei, de Joaquim Vieira e Reto Monico, editada pela Pedra da Lua, 2008 (280 p.), por Joaquim Vieira (Observatório da Imprensa), no dia 14 de Fevereiro (18H).

VISITAS GUIADAS

“Três Tiros que Abalaram a Monarquia”
Percurso Histórico pelos locais relacionados com o assassínio, em 1 de Fevereiro de 1908, do rei D. Carlos I e do príncipe Luís Filipe. Sujeita a inscrição prévia. Realiza-se aos Domingos (11h), para o público em geral, no âmbito da iniciativa municipal “Ao Domingo o Terreiro do Paço é das Pessoas”, com as terças e quintas-feiras reservadas para as escolas, respectivamente às 11 e 15h. Ponto de encontro: Café Gelo, no Rossio.

CONTEÚDOS DIGITAIS

Hemeroteca Digital – Conteúdos Digitais: no âmbito do Centenário do Regicídio (1908-2008) a Hemeroteca Municipal irá colocar na Internet alguns conteúdos informativos e documentos relacionados com esta efeméride, como, por exemplo, digitalizações das principais revistas ilustradas da época, iconografia estrangeira, o testemunho íntimo de D. Manuel II, filho mais novo de D. Carlos, o percurso, agora histórico, que precipitou a queda do regime monárquico em Portugal, os livros que os investigadores e leitores poderão encontrar nas bibliotecas municipais de Lisboa sobre o Regicídio, entre outros recursos informativos, como sites e blogs. Um manancial de dados e informações, agora à distância de um simples clique, na Hemeroteca Digital, em http://hemerotecadigital.cm-lisboa.pt/

ATELIERS

“A Escola vem à Hemeroteca”
Objectivo: no âmbito dos programas de História de Portugal, aquando da discussão do tema em causa (Regicídio de 1908), pretende-se, e a título complementar destes mesmos programas, que os alunos desenvolvam um trabalho/relatório sobre este tema, em grupo, que envolva a pesquisa e a recolha de dados e informações a partir de jornais e periódicos da época. O trabalho/relatório pressupõe: i) a participação na visita guiada “Três Tiros que Abalaram a Monarquia”, para conhecimento dos espaços relacionados com o Regicídio de 1908, e ii) a deslocação dos alunos e professores à HML no âmbito da visita de estudo “Ao Encontro da Hemeroteca de Lisboa”. No final desta realizar-se-á o iii) atelier propriamente dito, com a requisição e a consulta de jornais e periódicos publicados por altura do Regicídio de 1908. Os alunos terão assim a oportunidade de conhecer e analisar documentos da época (alguns exemplos: Ilustração Portuguesa, Serões, Brasil-Portugal, Diário Ilustrado, e Ocidente) e de trabalhar a informação fornecida por estes mesmos documentos em função do tema do trabalho/relatório. A pesquisa e a recolha de dados e informações para o trabalho/relatório serão realizadas em grupos de trabalho devidamente acompanhados por um técnico do Serviço de Actividades Culturais e Educativas da HML. Estes trabalhos/relatórios serão objecto de avaliação por parte dos professores e, como corolário do projecto, posteriormente publicados na Hemeroteca Digital.

Pretende-se: i) que os alunos tomem conhecimento das bibliotecas onde poderão consultar este tipo de documentos (neste caso, dos serviços e recursos informativos que poderão encontrar na HML); ii) sensibilizá-los para a importância do texto jornalístico e da imprensa periódica como fontes incontornáveis para o estudo e o conhecimento da História Contemporânea de Portugal, independentemente do seu suporte; iii) informá-los dos outros recursos e documentos que estão disponíveis na rede municipal de bibliotecas de Lisboa.

Público-alvo: alunos do 2.º Ciclo (6º ano) e 3.ª Ciclo (9º ano de escolaridade) e ensino secundário.

“A Hemeroteca vai à Escola”

Objectivo: no âmbito dos programas de História de Portugal, aquando da discussão do tema em causa (Regicídio de 1908), pretende-se, para a(s) escola(s) que requisitarem a exposição itinerante O Regicídio de 1908: Impacto na Imprensa da Época, e a título complementar destes mesmos programas, que os alunos desenvolvam um trabalho/relatório sobre este tema a partir: i) da informação recolhida em Sala de Aula e na biblioteca escolar; ii) da exposição exibida na escola; iii) dos materiais e recursos informativos disponibilizados pela HML na escola. A disponibilização destes materiais será assegurada por um técnico do Serviço de Actividades Culturais e Educativas da HML e consistirá numa apresentação, em Power Point, de dados e informações complementares aos programas escolares, e na apresentação dos conteúdos relacionados com o tema existentes nos sítios da Hemeroteca Digital, Fora de Portas e RevelarLX. O trabalho/relatório será realizado em grupo. Estes trabalhos/relatórios serão objecto de avaliação por parte dos professores e, como corolário do projecto, posteriormente publicados na Hemeroteca Digital.

Pretende-se: i) que os alunos aprofundem o conhecimento do tema (o Regicídio de 1908) a partir dos materiais e recursos informativos disponibilizados pela rede municipal de bibliotecas de Lisboa (presencialmente ou à distância); ii) que a biblioteca vá ao encontro das necessidades educativas dos alunos, complementando-as com o seus serviços e colecções; iii) aproximar a biblioteca pública da biblioteca escolar na prestação de serviços à comunidade escolar.

Público-alvo: alunos do 2.º Ciclo (6º ano) e 3.ª Ciclo (9º ano de escolaridade).

Animação Cultural & Promoção da Leitura

PERCURSOS HISTÓRICOS

“Três tiros que abalaram a Monarquia”
Visita guiada aos locais relacionados com o assassínio, em 1 de Fevereiro de 1908, do rei D. Carlos I e do príncipe Luís Filipe. Sujeita a inscrição prévia. Realiza-se aos Domingos (11h), para o público em geral, com as terças e quintas-feiras reservadas para as escolas, respectivamente às 11 e 15h.

“Bairro Alto – Capital do Jornalismo Português”
Passeio literário pelo Bairro Alto, enquanto antiga capital do jornalismo português. Inclui percurso pelas ruas das redacções de jornais e revistas já extintos, intercalado com pequenas histórias sobre a vida destes periódicos. O passeio terá início e terminará no repositório da memória jornalística nacional, a Hemeroteca Municipal de Lisboa. Sujeito a inscrição prévia para o público em geral. Para escolas, grupos e colectividades, todas as quartas-feiras, às 15.

“Ribeiro de Carvalho (1880-1942) – Da Escrita à Política”
Figura singular da I República, Ribeiro de Carvalho destacou-se sobretudo como político e jornalista. Carbonário, maçon, deputado às Constituintes, tradutor, poeta, foi ainda um “grande” director do jornal República, onde desenvolve uma intensa actividade até 1941. Este roteiro propõe-se revisitar alguns dos espaços emblemáticos da cidade de Lisboa relacionados com a vida e obra de Ribeiro de Carvalho, num percurso cheio de surpresas. Sujeito a inscrição prévia.

VISITAS DE ESTUDO

“Ao Encontro da Hemeroteca de Lisboa”
Visita de estudo que tem por objectivo apresentar às escolas os serviços e os recursos informativos que os alunos e os professores poderão encontrar na Hemeroteca Municipal de Lisboa (HML) e utilizar no âmbito do seu percurso/desenvolvimento escolar. Sujeita a inscrição prévia, com datas e horas a serem posteriormente marcadas conforme a disponibilidade dos interessados.

Público-alvo: escolas do ensino básico (2.º/3.º ciclo) e do ensino secundário; professores; pais, estudantes do ensino superior e profissionais de bibliotecas, arquivos e centros de documentação. Duração da visita: 2h30m

Guião da visita: a visita é realizada por turma e constituída por 3 módulos, a saber: um primeiro módulo sobre a HML (missão, colecção, serviços e produtos); um segundo módulo sobre os Catálogos Bibliotecas LX e Miúdos LX (pesquisa bibliográfica); um terceiro módulo sobre o sítio da Hemeroteca Digital (menus, conteúdos e funcionalidades).

Inscrições prévias (percursos e visitas de estudo):
Hemeroteca Municipal de Lisboa
Serviço de Actividades Culturais e Educativas
Tel. 21 324 62 97 - Fax 21 347 89 15 E-mail: hemeroteca.sace@cm-lisboa.pt

(Informação enviada via email para mim, por Álvaro Matos, da Hemeroteca Municipal de
Lisboa)

Etiquetas - Hemerotecas

Sem comentários: