sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Biblioteca Municipal de Vieira do Minho - pronta no verão de 2008

JV noticiou, em primeira mão, no seu último número o arranque das obras da construção da Biblioteca Municipal de Vieira do Minho.A obra adjudicada à firma “Sá Machado & Filhos, S.A.” pelo valor de 950 mil euros, mais IVA, e comparticipada, em 50%, pelo Instituto Português do Livro e das Bibliotecas, situa-se na Avenida João da Torre, próximo do espaço da feira semanal, a três centenas de metros do centro da Vila.

Segundo declarações de Albino Carneiro, Presidente da Câmara, o novo edifício “é a obra mais importante de sempre no sector da cultura no concelho de Vieira do Minho”, obra “prioritária” que “potenciará a realização das mais variadas actividades culturais”.

O edifício será constituído por um rés-do-chão onde fica a recepção; sala polivalente; secção infantil; secção de adultos; zona do conto; sala de reuniões, zonas sanitárias, elevador, sala do bibliotecário. A cave terá uma garagem; zona de manutenção, área de depósito documental; área técnica; armazém e zonas sanitárias. Estão previstos, para a área envolvente, um espelho de água, um espaço ajardinado; área de aparcamento e rampa de acesso para pessoas de difícil mobilidade.

A nova Biblioteca, que estará pronta no Verão próximo, terá todos os serviços informatizados e equipada com o mais moderno e funcional equipamento e mobiliário.Segundo os responsáveis, a nova estrutura cultural ––“um dos ex-libris” deste executivo”– deverá incrementar uma maior apetência pela leitura e pela investigação, sobretudo nos mais jovens.

Será, certamente, “um pólo irradiador de cultura”. No seu número de 15 de Novembro, JV publicou o movimento actual da biblioteca. Recorde-se que no ano de 2007 foram requisitados 710 livros por 240 leitores dos quais 169 crianças. Pode ser que a nova biblioteca reactive o gosto pela leitura.

Fonte: Jornal Regional

Etiquetas - Serviços de Bibliotecas , Eventos , Equipamento, instalações e mobiliário , Bibliotecas Públicas

Sem comentários: