terça-feira, 9 de outubro de 2007

Site sobre Miguel Torga acessível através da Biblioteca Nacional Digital

Um site dedicado a Miguel Torga, com bibliografia, uma antologia de poemas, fotografias e desenhos, vai ser lançado amanhã pela Biblioteca Nacional de Portugal (BNP) no âmbito das Comemorações do Centenário do Nascimento 1907-1995.

De acordo com a responsável pela criação do sítio documental, Teresa Sobral Cunha, o objectivo é colocar online, acessível ao público em geral,«um autor que fez toda sua vida literária com uma grande consciência do seu tempo» e que «continua a ser uma fonte informativa e de pedagogia para a posteridade».

Miguel Torga, pseudónimo de Adolfo Correia da Rocha, nasceu a 12 de Agosto de 1907 em São Martinho da Anta, em Trás-os-Montes, e faleceu a 17 de Janeiro de 1995 em Coimbra.

No sítio "Web Miguel Torga A Voz do Chão", os visitantes poderão ter acesso ao perfil literário de Miguel Torga, citações, fotografias, desenhos de João Abel Manta, «que, tal como o retratado, foi um extraordinário observador do século XX português e europeu», disse á Agência Lusa a responsável pelo projecto, que trabalha no Departamento de Actividades Culturais da BNP.

«Foi criado a pensar para o público generalista, mas pode ter várias leituras, por várias camadas escolares», disse a especialista, acrescentando que o sítio manter-se-á activo para além do tempo das comemorações, que terminam no final deste ano.

Teresa Sobral Cunha comentou que devido a este projecto fez uma revisitação profunda da vida e obra de Miguel Torga, concluindo que «era um grande amante da pátria, mas um patriota místico, mais do que pragmático», e também «foi um analista indefectível do seu tempo».
O site sobre Miguel Torga estará acessível através do site da Biblioteca Digital Nacional (http://bnd.bn.pt) em http//:purl.pt/13860/1.

Para conhecer a vida e obra deste autor, o público poderá também visitar até sexta-feira, na BNP, uma exposição biobibliográfica, com cartas, retratos e raros manuscritos de poemas, inaugurada no início de Setembro também no âmbito das comemorações do centenário.

Entre as obras expostas, enquadradas por painéis com palavras e frases retiradas dos 16 volumes dos diários do autor, contam-se fotografias e algumas primeiras edições de obras que o autor assinou ainda com o seu nome, Adolfo Rocha.

Fonte: Destak

Etiquetas - Exposições , Bibliotecas Digitais , Biblioteca Nacional

Sem comentários: