sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Estudo: Estudantes são os que mais frequentam bibliotecas

Cerca de 1,3 milhões de portugueses frequentam bibliotecas, mas são sobretudo estudantes e têm entre 15 e 24 anos, segundo um estudo sobre «A Leitura em Portugal» que foi apresentado em Lisboa.

O estudo, que foi apresentado na conferência Plano Nacional de Leitura (PNL), foi encomendado ao Observatório das Actividades Culturais, e revela os hábitos de leitura e o perfil dos leitores portugueses.

A investigação incidiu sobre um universo de 7,5 milhões de habitantes, residentes no continente, com 15 anos ou mais, que sabem ler e escrever, e do qual foi retirada uma amostra de 2.252 indivíduos.

Segundo o estudo, a esmagadora maioria dos portugueses, 6,2 milhões de habitantes, não vai a bibliotecas, tem mais de 35 anos e tem até ao segundo ciclo do ensino básico.
A justificação está no facto dos próprios leitores admitirem que não gostam de ir a bibliotecas (47,2 por cento), não precisam ou não têm tempo (15 por cento).

Quanto aos que frequentam bibliotecas - cerca de 1,3 milhões de leitores - são sobretudo estudantes, têm entre 15 e 24 anos e o ensino médio e superior.

As bibliotecas municipais são as mais frequentadas pelos leitores (11,8 por cento), seguindo-se as escolares (6,3 por cento) e as universitárias (3,4 por cento).
Tanto as bibliotecas municipais como as escolares são utilizadas habitualmente para ler, fazer pesquisas e aceder à Internet.

Segunda-feira, na abertura da conferência do Plano Nacional de Leitura, a ministra da Educação disse que é preciso continuar a promover os hábitos de leitura, através do PNL e da rede de bibliotecas escolares.

Maria de Lurdes Rodrigues lembrou que nos 10 anos de trabalho da rede de bibliotecas escolares, o número destes espaços passou de cerca de 150 para cerca de 1.900.

Referiu ainda que é necessário concluir e consolidar a rede, adiantando que falta criar bibliotecas em 20 escolas secundárias e 130 nas escolas Básicas e do 2.º e 3.º ciclos.

Fonte: Diário Digital

Etiquetas - Estatísticas

(Este estudo será alvo de uma análise da minha parte, futuramente)...

1 comentário:

Anónimo disse...

Caro colega,

o post que colocou, vem demonstrar a necessidade de existir investimento nas Bibliotecas.
E todos nós sabemos que as mais procuradas são as públicas, e que as escolares são cada vez mais dependentes do bom funcionamento das públicas e vice-versa.

Um abraço
Nuno Ferreira