domingo, 14 de março de 2010

Google vai digitalizar obras das bibliotecas de Roma e Florença

Um acordo entre o Google e o Ministério da Herança Cultural da Itália vai permitir a digitalização de quase um milhão de livros das bibliotecas nacionais de Roma e Florença. As instituições escolherão as obras que serão digitalizadas, entre elas livros históricos com trabalhos científicos e literários do período de fundação da Itália.

Gino Mattiuzzo, gerente de parcerias estratégicas do Google no país europeu, defende no blog oficial da empresa que o mérito de um projeto desses é permitir o acesso a obras de autores menos conhecidos.

- Qualquer criança consegue acessar os trabalhos de Petrarca, Dante ou Vico (ou, se houver interesse, Maquiavel). No caso desses autores famosos, isso já é possível, mas e quanto ao trabalho de Guglielmo il Giuggiola ou Coluccio Salutati? Nós queremos que toda a grande literatura da Itália esteja acessível ao público em geral.

"
Na Europa e ao redor do mundo estamos testemunhando uma renascença digital
"
--------------------------------------------------------------------------------
Segundo Mattiuzzo, esta é a primeira vez que o Google se une a bibliotecas italianas e também o primeiro acordo com um Ministério da Cultura.

- Na Europa e ao redor do mundo estamos testemunhando uma renascença digital, com um número crescente de instituições executando projetos de digitalização ambiciosos e promissores - comemora Mattiuzzo.

Em defesa do polêmico projeto Google Books, que enfrenta acusações de truste e críticas de associações defensoras dos direitos autorais, Mattiuzzo diz que a empresa não é a única "que viu a necessidade de levar ao mundo os livros em formato digital". Ele afirma que o Google apoia os esforços de outras instituições, públicas ou privadas, como a Europeana, da Comissão Europeia.

- Nós queremos que esses livros tenham o maior alcance possível. As obras que escaneamos estão disponíveis para inclusão na Europeana, da qual a Biblioteca de Florença é um membro fundador, e outras bibliotecas digitais. Quanto mais dos tesouros históricos e culturais do mundo nós colocarmos online, mais libertaremos nossas herança comum.

Fonte: O Globo
Etiquetas - Bibliotecas Digitais

Sem comentários: