Perante uma plateia de jovens leitores, foi inaugurada no dia 24 de Março a Biblioteca Escolar de Atouguia. Um projecto da Rede de Bibliotecas Escolares, que assim cria a segunda biblioteca destinada ao 1º ciclo no Agrupamento de Escolas Conde de Ourém. O facto é único em todo o concelho.
O espaço deverá dar resposta às 90 crianças da Escola de Atouguia e Jardim-de-Infância, mas deseja-se que seja uma entidade com uma estrutura aberta a toda a comunidade, explicou Graça Barão, da Rede de Bibliotecas Escolares. A candidatura para o espaço foi realizada em Abril do ano passado, tendo sido aprovada pouco tempo depois. Em Setembro começou a comprar-se o equipamento e a biblioteca entra agora no activo.
O fundo documental do espaço, um investimento de cerca de 4.500 euros, está ainda a ser tratado pela Biblioteca Municipal de Ourém, pelo que as prateleiras da biblioteca, no Jardim de Infância de Atouguia, encontravam-se bastante despidas no dia da inauguração. No total, os jovens leitores terão ao seu dispor livros das várias áreas do saber, computadores com acesso à internet, leitores de CD e DVD, televisão e variados jogos. “Todo o recheio é financiado pelo programa”, destacou Graça Barão.
Uma das figuras da tarde foi a jovem Inês Pereira, de 9 anos, autora do desenho que forma o logótipo da Biblioteca Escolar de Atouguia. Em casa, quando esteve doente, entreteve o tempo a desenhar, criando o boneco escolhido e elogiado como símbolo da instituição. A jovem mostrou-se muito contente, afirmando gostar de desenhar, inspirando-se na televisão ou na própria imaginação.
Na ocasião esteve também presente o presidente da Câmara Municipal de Ourém, Paulo Fonseca (PS), entre outras personalidades.
Fonte: O Mirante
Etiquetas - Eventos
Sem comentários:
Enviar um comentário