domingo, 27 de julho de 2008

Sernancelhe: Nova biblioteca com espaços de homenagem a Aquilino Ribeiro

Sernancelhe, no Norte do distrito de Viseu, passa a partir de hoje a contar com uma nova biblioteca municipal, onde é homenageado o escritor Aquilino Ribeiro, natural do concelho.
Nascido na freguesia de Carregal, o Mestre Aquilino dedicou muitos dos seus livros às gentes desta região, que apelidou de "Terras do Demo", e a autarquia quis deixar o seu nome ligado à nova biblioteca.

Hoje à tarde acontecerá a inauguração oficial da biblioteca, onde domingo estarão Aquilino Ribeiro Machado e Mariana Ribeiro, filho e neta de Aquilino Ribeiro, para inaugurar dois dos seus espaços dedicados ao escritor.

A biblioteca tem uma sala de conferências com o nome de Aquilino Ribeiro e também uma sala de leitura infanto-juvenil chamada "Arca de Noé", usando o título de uma obra do escritor, cujos restos mortais foram no ano passado transladados para o Panteão Nacional.

Aquilino Ribeiro escreveu várias obras para esta faixa etária e acabou por chegar às escolas, com "O Malhadinhas" (1958), "Arca de Noé - III Classe" (1935), "Romance da Raposa" (1924) e extractos de "O Livro de Marianinha" (1963), que dedicou à sua neta.
Estudiosos têm defendido que obras do escritor devem recuperar o seu lugar perdido nos manuais escolares.

A autarquia lembra que o edifício que agora acolhe a biblioteca "foi sempre um espaço de educação e de cultura, já que durante décadas funcionou como escola do ensino primário, onde centenas de jovens do concelho de Sernancelhe cumpriram a então escolaridade obrigatória".
A recuperação do edifício e as ampliações laterais orçaram em aproximadamente 600 mil euros, comparticipados em metade pelo Instituto Português do Livro e da Biblioteca.
Foram ainda gastos 110 mil euros em equipamento e mobiliário, 70 mil euros em fundo documental e 75 mil euros em equipamento informático.

"Local de descoberta, onde podemos encontrar respostas para as nossas dúvidas, estudar, pesquisar, passar os tempos livres, sempre em ambiente acolhedor, oferece um conjunto de serviços que a tornam um espaço completo, onde as novas tecnologias, a informática e o audiovisual convivem harmoniosamente com monografias, enciclopédias, dicionários, manuais", sublinha a autarquia.

A biblioteca situa-se no centro histórico da vila de Sernancelhe, integrando um conjunto patrimonial de interesse histórico juntamente com a igreja matriz, o pelourinho e a Casa da Câmara.
AMF.

Fonte: Sapo.pt
Etiquetas - Bibliotecas Públicas , Equipamento, instalações e mobiliário

1 comentário:

Anónimo disse...

Minha mãe tem agora 94 anos, chama-se Isaura de Almeida, nasceu na freguesia de Ferreirim, concelho de Sernancelhe e fez seu curso primário utilizando um livro (ou cartilha) que ela diz que se chamava "Livro do cruzado" embora não saiba dizer com precisão se esse era o nome do livro, ou o seu preço na época. Ela nasceu em 1916, penso eu que cursou o primário entre 1922 e 1926.
Desse livro ela conta histórias como "O menino mandrião", "A velhinha da praia", "O soldado e o granadeiro", "O melro" e tantas outras histórias lindas que eu gostaria de ler, caso encontre esse livro.
Vocês poderiam ajudar-me a encontrar esse livro ou cartilha?
Agradeço antecipadamente e coloco meu endereço de e-mail ao vosso dispor para uma resposta se possível.
Muito obrigado;
Camilo Lemos - camilolemos@uol.com.br