sexta-feira, 4 de julho de 2008

Anadia inaugurou, esta quinta-feira, a sua biblioteca municipal, 20 anos depois...

Anadia inaugurou, esta quinta-feira, a sua biblioteca municipal, 20 anos depois do início do programa que dotou os municípios destes equipamentos. O autarca fez um "mea culpa" pelo atraso, mas deixou críticas ao Governo.

Espaços amplos, mobiliário moderno, recantos mais aconchegados, uma vasta área dedicada à infância e juventude com as novas tecnologias de informação tornam a nova biblioteca de Anadia"um belo equipamento", sublinhou a secretário de Estado da Cultura, Paula Fernandes dos Santos.

Peca apenas por tardia, reconheceu o presidente da Câmara, Litério Marques.
O autarca atribuiu mérito a Teresa Gouveia, que em 1987 criava o Programa da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas (PRNBP) - e à Fundação Calouste Gulbenkian que manteve, desde 1967, a Casa dos Livros no concelho -, mas deixou reparos no que respeita à comparticipação estatal da obra.

"A Administração Central não cumpriu cabalmente a sua parte do acordo. Nestes últimos anos, fomos confrontados com cortes no prometido financiamento e, nalguns casos, a Câmara acabou por assumir, na totalidade, despesas previstas no caderno de encargos", afirmou, referindo-se ainda a "alguma inflexibilidade" por parte da Direcção Geral do Livro e das Bibliotecas.
Dirigindo-se à secretária de Estado, Litério recordou que, depois de inaugurar, nos próximos dias, o Cine-teatro, é altura para se lançar no Arquivo Municipal.

"Porque, em termos de sistemas de informação, o trabalho não está concluído, gostaríamos de dar casa própria a uma outra dimensão da memória colectiva, de carácter único e insubstituível, ou seja, construir uma arquivo municipal, se, para tal, conseguirmos obter o necessário apoio". A governante não deu resposta ao repto. Preferiu antes sublinhar as virtudes da parceria entre a Administração Central e o poder local no PRNBP, que permitiu a inauguração de 165 bibliotecas, num investimento de 210 milhões de euros.

Com uma área de 1830 metros quadrados, a Biblioteca Municipal de Anadia dispõe de duas sala de leitura, espaços de ludoteca, mediateca, uma secção de infanto-juvenil e auditório. O investimento ascende aos 2,5 milhões de euros. O processo de construção teve início em 2000, mas o contrato programa foi assinado em apenas em 2004.

A nova biblioteca arruma de vez com o conceito da Casa de Livros da Gulbenkian, durante anos instalada no edifício dos Serviços Municipalizados de Anadia, e também com a provisoriedade da solução, encontrada desde 2001, de guardar os livros no Centro Cultural de Vale de Santo.

Fonte: Jornal de Notícias
Etiquetas - Bibliotecas Públicas , Equipamento, instalações e mobiliário

Sem comentários: