Os castromarinenses podem usufruir, a partir de hoje, 24 de Junho, de um novo espaço de leitura e conhecimento. Trata-se da Biblioteca Municipal de Castro Marim, um investimento que se traduziu em 1 079 512 euros, comparticipado em 50 por cento pelo Ministério da Cultura, através do Instituto Português do Livro e das Bibliotecas (IPLB).
Para o presidente da Câmara Municipal, José Estevens, a inauguração do espaço, inserida nas comemorações do Dia do Município, representa mais um passo em frente no sentido do conhecimento e do desenvolvimento, revestindo-se por isso de uma especial importância. “Temos realizado muitas obras mas porventura nenhuma delas tem o significado que esta hoje tem porque é um sítio de aprendizagem, de conhecimento, de formação, de cultura e esses são elementos fundamentais para que possamos desenvolver-nos” frisou o autarca, durante a inauguração.
Na construção do edifício, houve a preocupação de ligar o passado com o futuro, sem nunca esquecer a arquitectura tradicional de Castro Marim. Aliaram-se os princípios fundamentais da arquitectura tradicional do mediterrâneo e do Gharb al-Andalus, com a utilização de materiais de construção vernaculares. Segundo o autor do projecto, José Alegria, essa ligação passa pelo respeito por elementos como a terra (visíveis nas paredes de terra crua), a água (o pátio com uma fonte), o fogo (utilização de terra cozida e ferro moldado) e o ar (marcado pelo pátio como elemento de ventilação e os painéis de reixa).
A Biblioteca está instalada num edifício existente na vila com uma área total de 1477 m2, dividida por três pisos com várias áreas de utilização, tais como Área de Serviço Interno, Área Infantil, Área de Adultos e Área de Utilização Comum. O projecto integra um auditório com capacidade para 200 lugares (incluído por vontade da Câmara Municipal), sala de exposições, cafetaria, páteo central e espaço polivalente/audição informal de música.
Fonte:Região Sul
Etiquetas - Bibliotecas Públicas , Equipamento, instalações e mobiliário
Sem comentários:
Enviar um comentário