sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Projecto de incentivo à leitura dos mais jovens

Cafés, bares, bibliotecas e outros locais normalmente frequentados por jovens serão os palcos do projecto "Tásse a Ler!", que vai ser implementado no Vale do Minho, para fomentar hábitos de leitura.

Segundo a Rede de Bibliotecas do Vale do Minho, o projecto destina-se a jovens, com poucos hábitos de leitura, com idades compreendidas entre os 12 e os 16 anos, tendo as turmas sido já seleccionadas em conjunto com os agrupamentos escolares.

"As actividades serão desenvolvidas fora do contexto escolar, usando uma metodologia de educação não-formal", acrescentou.

Cofinanciado pela Fundação Calouste Gulbenkian, o "Tásse a Ler!" será desenvolvido nos municípios de Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Valença e Vila Nova de Cerveira.

Envolverá a comunidade escolar, mais concretamente, os alunos, os responsáveis dos agrupamentos escolares, os professores bibliotecários, os professores de TIC, EVT e Língua Portuguesa, e os responsáveis pelas áreas da educação e cultura das câmaras municipais dos cinco municípios.

Aqueles núcleos incluirão o chamado Mediador do Livro e da Leitura, Miguel Horta, contratado para a dinamização das actividades.

As actividades arrancarão na próxima terça-feira e prolongar-se-ão por um ano, estando divididas em cinco acções ou oficinas.

Fonte: Jornal de Noticias
Etiquetas - Livros e Leituras

Sem comentários: