terça-feira, 11 de agosto de 2009

Barreto Nunes deixa biblioteca pública e arquivo de Braga

O responsável da Biblioteca Pública de Braga (BPB) desde 1979, "director de serviço" desde 2000 despede-se do cargo este Verão, devido a certo cansaço, falta de apoio institucional e burocracia na avaliação da Função Pública.

Henrique Barreto Nunes diz também adeus à Direcção do Arquivo Distrital de Braga - o segundo maior do país, supera um milhão de obras -, posto que aceitou temporariamente há três anos, quando faleceu a antiga coordenadora. Ainda não foi anunciado quem irá ocupar os respectivos lugares. A comunidade tem deixado ao monçanense de 62 anos mensagens informais de gratidão pelo trabalho feito.

Barreto Nunes explicou ao JN que a acumulação dos cargos precipitou a decisão. "Para o cargo do Arquivo não tinha preparação suficiente, desgastou-me, causou-me grande sensação de desconforto e frustração, acrescido pelas exigências e pela responsabilidades do injusto sistema de avaliação dos trabalhadores da função pública. Senti também alguma falta de apoio institucional em situações complicadas", resumiu, emocionado.

A curto ea médio prazos, o bibliotecário gostava de concluir o tratamento do espólio de Victor de Sá, doado à BPB há alguns anos e que Henrique teve que interromper devido ao trabalho exigido no Arquivo; porém, tal opção depende de autorização da Universidade do Minho.

"Estou disponível para colaborar com o Conselho Cultural da UM no que entenderem que os meus préstimos poderão ser úteis", define. Vai ainda colaborar no projecto de um dicionário dos bibliotecários e arquivistas portugueses, escrever "algumas coisas" que vem adiando e "tentar ajudar a mudar o governo desta cidade de Braga tão deprimente e corrupta".

Na BPB, com um "grupo de grande qualidade profissional e humana", diz ter "feito de tudo", desde a reorganização de espaços e colecções - facilitando a acessibilidade do público, em especial na informação disponível -, o tratamento do Depósito Legal, o desenvolvimento e animação da secção infantil, a informatização, o fomento da leitura, a realização regular e constante de eventos culturais em múltiplos segmentos e o "total envolvimento" na criação de uma biblioteca de leitura pública em Braga, entre outros.

No Arquivo Distrital, "que tem alguns funcionários excelentes", realça a integração do arquivo da Casa do Avelar, a actividade editorial e a exposição sobre as Invasões Francesas, que lhe causou "alguma alegria".

Fonte - Jornal de Noticias
Etiquetas - Bibliotecários/as , Bibliotecas Públicas

1 comentário:

Anónimo disse...

La ringrazio per intiresnuyu iformatsiyu