segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Aveiro vai estar uma semana a formar bibliotecas e leitores

De 17 a 24 de Outubro, a Biblioteca Municipal de Aveiro será um local a visitar para quem pretende saber como se poderá estimular o namoro do livro. Quatro actividades, espalhadas por sete dias, tentarão promover a boa utilização das bibliotecas.

Formar Bibliotecas/ Leitores é o nome de um projecto promovido pela autarquia de Aveiro com que se pretende «desenvolver competências na área da promoção da leitura junto dos profissionais que promovem actividades nas Bibliotecas da Rede Concelhia». De 17 a 24 de Outubro, quatro actividades darão vida à Biblioteca Municipal de Aveiro.

A primeira acção arranca a 17 de Outubro (das 9h00 às 13h00 e das 14h30 às 18h30), hoje, e amanhã (das 9h00 às 13h00). Ana Margarida Ramos será a responsável pela acção de formação A criança e o livro. Segue-se o atelier de animação ao livro Anim(Arte) Livro, por Teresa Nogueira, a 20 e 21 de Outubro, das 14h00 às 17h30.

O programa continua no dia 22, das 14h00 às 16h30, com a formação de utilizadores nas bibliotecas orientada por Teresa Cardoso e termina com a sessão de Boas Práticas nas Bibliotecas da Rede Concelhia, dia 24 de Outubro, das 14h00 às 17h00, coordenada por José Saro e Lígia Pereira e que contará com a presença de alguns especialistas na área.

O projecto integra-se nas comemorações da Semana das Bibliotecas Escolares que terá lugar de 20 a 24 de Outubro e dirige-se a «todos os agentes ligados às bibliotecas escolares, bibliotecas da rede municipal e de associações». Mal entre no edifício da Biblioteca, o público poderá também passear o olhar pela exposição colectiva da Rede Concelhia de Bibliotecas Escolares.

Fonte: Racunho.net
Etiquetas - Livros e Leituras , Eventos

2 comentários:

MCA disse...

José Pedro, é com muito gosto que te comunico que atribuí ao Bibliotecas portuguesas o galardão Brilhante weblog.
Agora, como manda a praxe, passa a outro e não ao mesmo :-)
Abraço.

. disse...

Olá!

Antes de mais, peço desculpa por deixar este comentário aqui, mas não sabia em que sítio do blog o poderia deixar.

O meu nome é Catarina Coelho e estou a escrever este comentário, porque gostaria de vos deixar algumas informações sobre um romance de literatura Infanto-Juvenil que vou editar. O título é “A fantástica aventura dos Anões da Luz – Em busca de Sulti”, será publicado pela Chiado Editora e o lançamento é no próximo dia 1 de Novembro, em Lisboa.
Note-se que o livro será lançado no dia 1 de Novembro, mas depois ainda leva algum tempo (no máximo um mês, segundo informação da editora) a estar distribuído em todo o país e, logo, a estar disponível nas livrarias. Quem tiver interesse, poderá ter acesso ao livro através da net, mas levará algum tempo a chegar às livrarias. O melhor é, caso alguém queira dar uma vista de olhos nele nas livrarias, contar em conseguir encontrá-lo por lá só em Dezembro ou próximo disso.

Poderão ver a capa do livro no site do mesmo, que indicarei mais à frente. Aqui fica a sinopse parcial que aparecerá na contra-capa:

Esta é a história de uma comunidade de anões, os Anões da Luz, que possui uma magia muito poderosa (a qual eles não sabem utilizar a não ser para fazer o bem) e vive em harmonia, na sua aldeia, longe de todo o mal e sem ter sequer a verdadeira consciência de que, fora da sua comunidade, há seres muito diferentes deles, seres capazes de fazer o mal para atingir os seus fins. O responsável pela poderosa magia deste grupo de anões é Sulti, o feiticeiro da comunidade, sem a presença do qual a magia não funciona. Um dia, a aldeia dos Anões da Luz é invadida por um grupo de homens, que querem raptar o feiticeiro, para assim obter a magia dos anões e o poder que esta confere. Os anões tentam defender-se usando a magia, mas, perante a assustadora visão das armas e do que estas são capazes de fazer (os anões não faziam ideia de que existiam tais objectos), o feiticeiro não consegue pôr em prática a sua magia e acaba por ser raptado pelos homens. É assim que um grupo de anões decide deixar os restantes habitantes da comunidade e partir numa perigosa viagem…

Deixo-vos ainda o endereço do site do livro, para o caso de quererem ver a capa do último e saber mais coisas sobre ele, assim como sobre o lançamento:

http://afantasticaaventuradosanoesdaluz.blogspot.com/

E esta é a página da editora, onde também podem encontrar um link sobre o livro:

http://www.chiadoeditora.com/