segunda-feira, 13 de outubro de 2008

27 de Outubro - Dia da Biblioteca Escolar

A Câmara Municipal de Setúbal está a promover, em conjunto com estabelecimentos de ensino, um programa de actividades no âmbito do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares.

Consagrado a partir deste ano pela Associação Internacional das Bibliotecas Escolares, este mês comemorativo integra actividades diversificadas, que se realizam nas escolas de ensino básico e secundárias de Setúbal, envolvendo não apenas os alunos mas toda a comunidade escolar, incluindo encarregados de educação.

A preocupação de estimular acções que promovam o gosto pela frequência das bibliotecas escolares enquanto instrumento de formação individual e da sua inserção nas actividades lectivas esteve presente na organização das iniciativas do mês comemorativo, subordinado ao tema“Literacia e Aprendizagem na Biblioteca Escolar”.

O fomento do convívio e da troca de experiências de leitura entre diferentes grupos etários, o apelo ao imaginário da estética da escrita, o incentivo da reflexão sobre leituras feitas e o incremento dos hábitos de leitura são outros propósitos do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares.

A Câmara Municipal está a promover e a apoiar o vasto conjunto de iniciativas que compõem este programa, cujo ponto alto é o Dia da Biblioteca Escolar, a 27 de Outubro. A Autarquia pretende associar-lhe a inauguração da biblioteca escolar da EB 1 n.º 3 do Montalvão, recém-equipada com mobiliário e fundo documental.

Animações, visitas guiadas, exposições, encontros com autores e de leituras, debates, elaboração de trabalhos e materiais, ateliers, feiras do livro, jogos e acções de sensibilização são apenas algumas das acções a decorrer ao longo deste mês nas diversas escolas de ensino básico e secundárias do Concelho, bem como na Escola Profissional de Setúbal.

Fonte: Rostos on-line
Etiquetas - Bibliotecas Escolares

Sem comentários: