quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Exposição de Maria Eugénia Sardoeira Pinto: «Cores em Sinfonia» em Gaia

Maria Eugénia Sardoeira Pinto transporta para as telas as suas vivências. Para a artista, “pintar é uma paixão, é como respirar”. Na Biblioteca Municipal de Gaia, estão expostas «Cores em Sinfonia» – paisagens e flores pintadas com óleo e com pastel.

As cores das flores e das paisagens pintadas por Maria Eugénia Sardoeira Pinto invadiram a sala de exposições da Biblioteca Municipal de Vila Nova de Gaia. «Cores em Sinfonia» é o título da exposição que reúne 43 obras da artista, incluindo algumas de colecções particulares e da colecção da artista.

“O meu estilo é o que sinto na alma no momento. Faço o que apetece fazer”, afirma a pintora. Para Maria Eugénia, a pintura é “uma busca constante” que se reflecte na diversidade dos seus trabalhos. De facto, na sala de exposições da biblioteca é possível admirar telas variadas capazes de agradar a gostos diferentes.

A exposição é composta, sobretudo, por quadros pintados com pastel e por óleos sobre tela, onde predominam paisagens do Douro e de Amarante, motivos relacionados com o mar e a pesca, e as flores captadas a partir do jardim de Maria Eugénia. «Rio Douro Unido pela Arrábida», «Luz D’Ouro», «Redes para o Pão», «O Tempo vai Mudar», «Serenidade do Tâmega» e «Lusco Fusco nas Duas Margens» são alguns dos títulos das pinturas, que foram atribuídos pelo marido, ex-jornalista, que também escolheu o nome da exposição –«Cores em Sinfonia».

O óleo e o pastel são os materiais predominantes, mas a artista também pinta com aguarelas e técnicas mistas. O acrílico e o estilo abstracto são os menos utilizados. Contudo, ressalva Maria Eugénia, “nunca digo nunca”. Nos quadros da artista estão espelhadas as suas vivências. A pintura sempre fez parte da sua vida.

O dom nasceu com Maria Eugénia que, até realizar a sua primeira exposição individual, pintava quadros para oferecer aos amigos que não assinava com o seu nome. Aperfeiçoou a técnica com o mestre Joaquim de Almeida, professor de Belas Artes. Maria Eugénia Sardoeira Pinto fez a primeira exposição em 1984 e, desde então, nunca mais parou.

Nas visitas aos museus National Gallery, Louvre, Van Gogh e do Prado tomou contacto com mais técnicas. “Tenho estado sempre a aprender e continuo sempre a aprender. Nunca vou parar”, salienta a pintora que não esconde os 73 anos de vida completados recentemente.

Quando a saúde o permitir, Maria Eugénia tenciona percorrer o país de Norte a Sul para depois “fazer uma exposição com trabalhos que mostrem o nosso Portugal todo”.A artista começou a expor pela primeira vez na Casa D. Hugo, no Porto, em 1984, numa exposição colectiva. Em 1988, fez a sua primeira exposição individual em Amarante, no Museu Albano Sardoeira.

Desde então, participou em inúmeras exposições individuais e colectivas, integrando também as exposições anuais da cooperativa cultural Artistas de Gaia. Foi também convidada para concorrer a prémios e participou em leilões de arte filantrópicos.É a primeira vez que Maria Eugénia está a expor a título individual na Biblioteca Municipal de Gaia. «Cores em Sinfonia» está patente até 30 de Setembro.

Fonte: Primeiro de Janeiro

Etiquetas - Bibliotecas Públicas , Exposições

Sem comentários: