quarta-feira, 25 de julho de 2012

anterior 1/3 seguinte Braga: aproveite as férias para ler nas bibliotecas de jardim


Passar a manhã ou a tarde sentado confortavelmente a ler jornais e revistas é um hábito já adquirido pelos muitos adeptos da biblioteca de jardim da Avenida Central. Aberta desde o passado dia 3 de Julho, a biblioteca tem contado, como já é habitual, com muitos ‘clientes’. 

“Procuramos que este seja um Verão em que as pessoas não se esqueçam de ler um livro e da cultura. Este é um período em que as pessoas têm um bocadinho de tempo mais livre e gostaríamos que elas tivessem umas férias com cultura e leitura”, desafiou a vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Braga, Ilda Carneiro, que confirmou que esta biblioteca é frequentada, sobretudo, por pessoas mais velhas. “Usufruem esta biblioteca, sobretudo, para ler jornais e revistas, têm um pouco de alergia aos livros”, lamentou Ilda Carneiro.
Por isso, e como fazem com todas as iniciativas, no final vai ser feita a avaliação do projecto para ver se “se justifica manter ou não as duas bibliotecas, referiu. 

Procurando promover a difusão do livro e fomentar actividades de incentivo à leitura, o posto de leitura localizado em frente à igreja dos Congregados convida os transeuntes a desfrutar dos livros, jornais e revistas disponíveis para leitura no local ou brincar com os jogos colectivos e assistir às actividades de animação sócio-cultural.
“Tem passado por aqui muita gente, sobretudo, para ler os jornais do dia”, revelou, entretanto, Maria de Fátima Aguiar, que está no desemprego e aceitou este trabalho até ao final de Agosto.
“Os livros são pedidos pelos mais novos, é difícil colocar os mais velhos a ler livros. As pessoas preferem ler os jornais e algumas revistas”, contou a funcionária, admitindo que as pessoas aproveitam também “para pôr a conversa em dia”.

A funcionária partilha da mesma opinião da vereadora da autarquia. Os ‘clientes’ mais habituais são homens e a maior parte reformados. “Tenho reparado que, durante a tarde, as mulheres vão à missa à Igreja dos Congregados, e os maridos ficam aqui a ler e a conversar com os amigos”.
Maria de Fátima, que está no desemprego desde 2009, admitiu que “não tem sido fácil encontrar trabalho”, por isso, aceitou este desafio. “Pelo menos não estou em casa e até estou a gostar”, confessou. 



Etiquetas - Bibliotecas de Verão

4 comentários:

Anónimo disse...

Great post.

my page - www.sfgate.com
my page - v2 cigs review

Anónimo disse...

It's actually a nice and helpful piece of information. I'm glaԁ that yοu just
sharеԁ thіs useful іnfo ωith uѕ.

Please stay us informeԁ lіκе thіs.
Thanκs fοr sharing.

Fеel free to visit mу ωebsitе:
Silkn Sensepil
my webpage - http://www.Prweb.com/releases/silkn/sensepilreview/Prweb10193901.htm

Anónimo disse...

Appгесiatiоn tо mу fathеr ωhο infοrmed me
concernіng thіs blog, this website is tгulу amazing.


My web blog ... http://www.sfgate.com/business/prweb/article/V2-Cigs-Review-Authentic-Smoking-Experience-or-4075176.php

Sara Guimarães disse...

Bom dia,

Gostaria de poder partilhar consigo e com o seu blog, e pedir divulgação junto dos seus leitores, um inquérito e workshop sobre o Koha (Software de Gestão Integrada de Bibliotecas). Este inquérito tem como objetivo: definir as prioridades, no que toca ao desenvolvimento de novas funcionalidades para o Koha - sistema open-source de Gestão Integrada de Bibliotecas. http://www.keep.pt/inquerito-koha-3-14/

"Nesta Era Informacional, recheada de reformas, não há nada que fique apático à mudança. Em vez de software fechados ao progresso, permutamos para soluções de software open-source. O Koha é o software open-source mais utilizado do mundo para gestão integrada de bibliotecas. De bibliotecas tradicionais caminhamos para bibliotecas digitais, mais próximas dos seus utilizadores, em busca do conhecimento e de uma sociedade livre de iliteracia.

A KEEP SOLUTIONS faz parte da comunidade Koha, onde contribui diariamente para a sua evolução, tornando-o numa solução alternativa e de elevado potencial para a gestão de médias e grandes bibliotecas.

Neste sentido, gostaríamos de ouvir as sugestões dos utilizadores do Koha, recolhendo a sua opinião através do inquérito disponível em http://www.keep.pt/inquerito-koha/

Os resultados deste inquérito, serão apresentados no Workshop dedicado ao Koha, com a designação “Koha - open-source ao serviço das bibliotecas modernas”, a realizar no dia 6 de Junho de 2014 no Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) em Lisboa. No qual, gostaríamos desde já, de o/a convidar: http://www.keep.pt/workshop-nacional-sobre-o-koha-formulario-de-inscricao/"

--
Obrigada pela atenção
Cumprimentos cordiais,
Sara Guimarães

- -
Comercial & marketing
KEEP SOLUTIONS, LDA.
Rua Rosalvo de Almeida, nº 5
4710-429 Braga, Portugal
W www.keep.pt E sguimaraes@keep.pt
T +351 253066735 F +351 253067248