sábado, 19 de setembro de 2009

Cadaval - Biblioteca Municipal é inaugurada hoje, 19 de Setembro

Biblioteca Municipal do Cadaval é inaugurada este sábado dia 19, ao início da tarde.Segundo a autarquia trata-se de um equipamento que “vem colmatar uma carência do Concelho, possibilitando fomentar o acesso local à cultura e ao conhecimento”. O novo edifício fica integrado na “Rede Nacional de Bibliotecas Públicas”, divide-se em dois pisos.

Este espaço possui duas secções; adultos e infantil/juvenil, com as áreas de empréstimo, consulta local, periódicos, auto-formação e audiovisual, com escuta e visionamento locais. Integra também espaços polivalentes para actividades tão diversas como a Hora do Conto, jogos educativos, audições colectivas, projecções, colóquios, exposições, entre outros.

A área de periódicos permite uma leitura ao ar livre, com a fruição da paisagem, para além da leitura no interior.Para além de livros, jornais e revistas, a nova biblioteca reunirá documentos áudio, vídeo e multimédia. Disponibilizará, ainda, serviços baseados nas tecnologias de informação e comunicação, permitindo, nomeadamente, a “transferência e expansão do actual Espaço Internet, de forma a criar um Espaço Internet e Multimédia”.A cerimónia inaugural contará com a presença da Directora Geral do Livro e das Bibliotecas, Paula Mourão.

O novo edifício da biblioteca está integrado no “Complexo Cultural das Castanholas” e numa zona de urbanização e edificação recente.A construção da nova infra-estrutura foi financiada pela autarquia do Cadaval e pela Administração Central.Com a aprovação, do financiamento para a “Operação de Qualificação Urbana da Vila do Cadaval”, através dos fundos da União Europeia, foram criadas condições para a instalação e abertura ao público da Biblioteca Municipal e do novo Espaço Internet e Multimédia, mediante a aquisição de equipamento informático, mobiliário e acervo bibliográfico.O valor total de investimento ronda 1,3 milhões de euros.

Fonte: Jornal do Oeste
Etiquetas - Eventos , Equipamento, instalações e mobiliário

Sem comentários: