terça-feira, 8 de abril de 2008

Bibliotecas dos EUA e do Reino Unido, vão colocar online reproduções de Shakespeare

As bibliotecas dos EUA e do Reino Unido planeiam publicar na Internet reproduções de todas as 75 edições das peças de William Shakespeare, impressas no formato «in quarto», antes de 1641.
A Bodleian Library, de Oxford, e a Folger Shakespeare Library, em Washington, associaram-se para publicar online o seu acervo do autor britânico, completando o projecto da British Library, que digitalizou a sua colecção de «in quartos» em 2004.
O processo de digitalização das obras, actualmente disponíveis apenas para estudiosos, vai começar no próximo mês e deve durar um ano, com o objectivo de permitir o acesso ao público em geral, que poderá fazer buscas e marcações nos textos.
«Não existem manuscritos sobreviventes das peças de Shakespeare, escritas pelo próprio autor», explica uma porta-voz da Bodleian, Oana Romocea, acrescentando que as edições «in quarto», feitas em páginas grandes, dobradas duas vezes, «são o mais próximo que se pode chegar do que o escritor realmente queria.

Fonte: Diário Digital
Etiquetas - Bibliotecas Digitais

1 comentário:

Mestre Filipe e as Suas Marionetas disse...

Ola a todos,
venho vos informar que vamos estar a realizar o espectáculo "O Tesouro" em algumas bibliotecas durante este mês de Abril.
Passem no nosso blog e vejam datas e locais.
Apareçam e passem palavra, este espectáculo fala sobre a Liberdade e é para todas as idades.
Um Abraço
www.mestrefilipe.blogspot.com