terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Bibliotecas escolares vão ter livros sobre homossexualidade

A Rede de Bibliotecas Escolares vai ter, a partir de 2011, livros relacionados com a homossexualidade para "reforçar o esclarecimento dos jovens" sobre a comunidade LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais) e sobre o tipo de discriminação que sentem.


Esta é a primeira vez que a comunidade LGBT é visada num plano de igualdade do governo. "Em 2007 começamos a estabelecer parcerias com a comunidade LGBT e esta é a primeira vez que um plano tem medidas dedicadas à temática", diz ao i a secretária de Estado Elza Pais. Outra das novidades do IV Plano Nacional para a Igualdade (PNI) é a possibilidade que foi aberta a todos as pessoas desta comunidade de receberem um financiamento público para realizarem projectos de cooperação e investigação sobre o tema igualdade e cidadania.

Desde a aprovação do Tratado de Lisboa que a CIG (Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género) passou a integrar a área de orientação sexual e identidade de género. Duas das organizações que representam a comunidade LGBT passaram também a integrar o Conselho Consultivo da CIG e foi ainda promovido "o primeiro estudo de iniciativa pública". As conclusões desse estudo estão agora previstas no PNI.

Elza Pais reforçou a necessidade de sensibilizar "a população em geral para a não discriminação" e para capacitar "as organizações da sociedade civil que representem pessoas LGBT". Recorde-se que desde 31 de Maio que o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo é permitido por lei e foram discutidas e aprovadas pela Assembleia da República duas iniciativas legislativas que procuram regular o procedimento de mudança sexo no registo civil por parte das pessoas transgénero, transexuais e intersexuais.

Fonte: ionline.pt
Etiquetas - Bibliotecas Escolares

1 comentário:

Unknown disse...

Bom Dia
Sou assistente operacional e exerço funções na BE-CRE da minha escola.Onde posso consultar a lista de livros aconselhados para aquisição pelas bibliotecas escolares relativa a este assunto?Obrigado Carlos Vargas