
sábado, 29 de dezembro de 2007
Viana do Castelo inaugura a 20 de Janeiro nova biblioteca municipal projectada por Álvaro Siza

quarta-feira, 26 de dezembro de 2007
Exposição do II Concurso Pai Natal nas Bibliotecas de Oeiras
As obras distinguidas neste concurso com o primeiro prémio foram realizadas, ao nível de Jardim-de-infância, pelo Colégio S. Francisco de Assis e ao Nível – Escolas Básicas do 1ºciclo, pela EB1 Almeida Garrett.
Os trabalho dos 13 grupos que aceitaram este desafio, estão expostos nas três bibliotecas municipais, até ao dia dois de Janeiro e podem ser vistas, na Biblioteca Municipal de Oeiras, de segunda a sexta, das 10h00 às 19h30, sábados das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.
Na Biblioteca Municipal de Algés, de terça a sexta, das 10h00 às 19h00, segunda e sábado, (2ª e 4ª do mês), das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, e na Biblioteca Municipal de Carnaxide, de terça a sexta, das 10h00 às 19h00, segunda e sábado, (1ª e 3ª do mês), das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.
Fonte: Guidacidade.pt
Etiquetas - Exposições
domingo, 23 de dezembro de 2007
Um Santo e Feliz Natal - que os corações dos homens fiquem iluminados...

sábado, 22 de dezembro de 2007
Concurso de vídeos sobre livros e bibliotecas no YouTube
BiblioFilmes – Livros, Bibliotecas, Acção! é o nome do concurso de vídeo que um grupo de professores ‘amadores’ de livros e bibliotecas resolveu lançar no âmbito do Plano Nacional de Leitura. Os vídeos devem ser colocados no YouTube até 2 de Abril de 2008.
A ideia para este concurso surgiu quando um grupo de professores decidiu «dar um contributo para a promoção da leitura, do livro e da biblioteca, mas de forma original e inovadora, utilizando as novas tecnologias», conta Vítor Meneses, da organização, ao Rascunho.
«Numa época em que, também os livros sofrem uma concorrência da internet, nomeadamente das redes sociais como o MySpace, o Hi5 e o YouTube, decidimos ir buscar um dos aparentes ‘adversários’, o YouTube, e lançamos o concurso de vídeos BiblioFilmes», explica.
Os participantes devem fazer um filme (em vídeo ou telemóvel) a contar a sua história e a provar o quanto gostam da sua biblioteca e/ou livros. A duração dos filmes deve estar compreendia entre os 30 segundos e os 3,14 minutos.
O concurso está aberto também a todos os países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) bem como às Comunidades Portuguesas espalhadas pelo mundo. Não há idade limite e os concorrentes podem participar com mais do que um vídeo desde que sejam originais.
Os candidatos devem colocar os vídeos no YouTube e enviar o link para o email do concurso. Posteriormente, os vídeos serão colocados no página oficial do BiblioFilmes e submetidos à votação popular e à do júri.
Os vencedores serão anunciados a 23 de Abril, Dia Mundial do Livro. Os prémios ainda não estão definidos.
Fonte: Rascunho.net
Etiquetas - Videos , Livros e Leituras
quarta-feira, 19 de dezembro de 2007
Blogue da Biblioteca Municipal de murça ficou em 8º lugar na categoria de Literatura
Agradeço ao moderador do Blogue Biblioteca Municipal de Murça o envio da divulgação desta informação.
Mais informações podem ver no blogue: http://melhorblogportugues.com
Parabéns!!!!
Etiquetas - Blogues
terça-feira, 18 de dezembro de 2007
Bibliotecas itinerantes alimentam leitores
É um autocarro transformado num espaço de cultura itinerante que percorre as oito freguesias do concelho da Mealhada. Os 50 bancos de passageiros foram retirados para surgir uma zona para ler e ouvir música, um pequeno auditório para a exibição de filmes ou documentários e uma área equipada com computadores, com acesso gratuito à Internet. Chama-se Bibliomealhada e anda na estrada desde o início de Novembro. É um projecto que se alimenta de um exemplo do passado.
Da ambiência e da essência das bibliotecas itinerantes da Fundação Calouste Gulbenkian, entretanto extintas.Levar livros, jornais, revistas, CD, DVD e Internet a todas as povoações do município. Os serviços da Biblioteca Municipal da Mealhada saem assim do edifício para chegar às portas de muitas casas.
Mais do que um espaço de requisição de material, o projecto assume que quer ser um espaço de cultura com várias missões. Umas delas é promover a leitura junto dos munícipes de diferentes faixas etárias do concelho. Nesse sentido, o autocarro estaciona nos jardins-de-infância, escolas e centros dias, onde entrega uma mala de viagem com cerca de 20 livros que abordam uma temática e que ficam nos locais durante 15 dias.O projecto está numa fase experimental e o autocarro tem sido procurado por gente de todas as idades.
"Não é uma carrinha, é um autocarro que transporta livros, CD, DVD e audiolivros e, além disso, é possível visionar filmes no seu interior", adianta Manuela Soares, directora da Biblioteca Municipal da Mealhada. É tudo pensado para os mais pequenos, para os mais velhos, para os que têm dificuldades em ler, para os que têm problemas de mobilidade. Há audiolivros para não cansar os olhos e cadeiras que são colocadas junto ao autocarro, quando o tempo o permite.
Os dois postos de acesso à Internet dão a conhecer o mundo das novas tecnologias e os técnicos ensinam, sobretudo aos mais velhos, como se navega na Internet."Os pedidos são ordens", garante a responsável. Os utilizadores do Bibliomealhada podem requisitar material para levar para casa. No autocarro, há 1500 títulos disponíveis e um catálogo online com todas as obras que existem na biblioteca municipal. Requisitada uma obra que não esteja no veículo, ela será transferida para chegar às mãos do interessado. "
É tal e qual como uma biblioteca de antigamente." Na opinião da responsável, a experiência tem sido "um sucesso". E as crianças da cidade-sede do município, que não têm o autocarro estacionado por terem a biblioteca próxima, já reclamaram por não poderem usufruir do autocarro. Uma reclamação que vai ser analisada.
Mais um exemplo. A biblioteca itinerante da Guarda, que existe desde 1996, depois da Gulbenkian ter extinguido o serviço no início da década de 90, percorre neste momento as aldeias que tenham escolas de 1.º ciclo, mais a Vila de Soeiro, onde há apenas adultos idosos, e ainda a prisão da cidade. Ao todo, 31 locais visitados, distantes dos 63 percorridos em 2001.
"Esta diferença deve-se ao facto de terem fechado escolas", afirma a directora da Biblioteca da Guarda, Ana Maria Pessanha. A procura da biblioteca itinerante tem, dadas as circunstâncias, diminuído. "Cada vez há menos alunos nas escolas das aldeias, mas se repararmos no número percentual de leitores, o número até terá aumentado, pois de uma forma geral todos os meninos procuram a itinerante."
E o que mais procuram? "Livros de aventuras e enciclopédias ilustradas para os alunos mais velhos e os de histórias para os meninos mais pequeninos. Os idosos procuram romances, alguns poesia, outros Júlio Dinis, outros literatura infantil."
A biblioteca itinerante de Castro Verde tem, neste momento, cerca de 900 inscritos de todas as idades. Numa semana, a carrinha estaciona em 18 lugares, nos largos das aldeias, perto das escolas, nos montes mais distantes. O director da biblioteca de Castro Verde, José Eduardo Biscainho, garante que o circuito se justifica plenamente. O responsável chega a acompanhar estas visitas e constata que se trata de um serviço afectivo, que há uma família que se cria. Um público fiel que procura livros, CD e DVD transportados pela carrinha, que anda na estrada desde 1997 - depois de ter funcionado ao serviço da Gulbenkian.
A Biblioteca de Beja está, neste momento, a transformar um veículo para transportar literatura a vários locais do concelho e não só. Os bairros periféricos são o destino preferencial e não tanto as zonas escolares, uma vez que os estabelecimentos de ensino têm as suas próprias bibliotecas. Um complemento à rede de leitura da região, mas também uma forma de chegar aos habitantes que se afastam do reboliço citadino. "A cidade tem crescido, as pessoas fazem, cada vez mais, uma vida de bairro e não de cidade. Nesse sentido, é importante ter uma intervenção junto dos bairros periféricos", adianta Figueira Mestre, director da Biblioteca de Beja.
Fonte: Educare.pt
Etiquetas - Bibliotecas Móveis
domingo, 16 de dezembro de 2007
Natal Solidário para uma amiga especial....

terça-feira, 11 de dezembro de 2007
Nova Biblioteca Municipal de Sever do Vouga, nos inícios de 2008

segunda-feira, 10 de dezembro de 2007
Salão do Livro Infantil
"Para quem não pôde ir ao lançamento do meu livro "A Colecção" no Sábado, envio esta informação, onde vou estar com os meus três projectos/livros em exposição e com venda de livros. Apareçam e passem a informação...
O 1º Salão Ilustrarte do Livro Infantil do Barreiro decorrerá de 8 a 11 de Dezembro de 2007, no AMAC - Auditório Municipal Augusto Cabrita no Barreiro.
O Salão nasce ao fim de 4 anos de programação ininterrupta de exposições de ilustração para a infância e em plena 3ª edição da Bienal Internacional de Ilustração para a Infância, ILUSTRARTE 2007.
Apadrinhado pelo Salon du Livre et de la Presse Jeunesse de Montreuil, pretende-se que este evento venha a ser um espaço de divulgação e promoção do livro infantil ilustrado, um ponto de encontro entre autores, ilustradores, editores e o público, infantil e não só.Para mais informações:
212 141 319
ilustrarte@ilustrarte.nethttp://www.ilustrarte.net/http://oslugaresdemaria.no-ip.org/http://www.boxdesign.info/a_casa_da_arvore

Etiquetas - Exposições , Livros e Leituras
domingo, 9 de dezembro de 2007
O concurso de vídeos “BiblioFilmes – Livros, Bibliotecas, Acção!” para a comunidade da Língua Portuguesa
Podem pesquisar e ver outras informações no seguinte blogue :
Bibliofilmes
e também no site O Concurso de videos "BiblioFilmes" .
participem!
Etiquetas - Blogues , Ensino e Formação
quarta-feira, 5 de dezembro de 2007
Biblioteca Digital abre janela para a cultura alentejana
De acordo com os promotores, que hoje anunciaram a iniciativa, o projecto constitui o único fundo documental virtual do Alentejo, sendo a primeira biblioteca digital de expressão regional.
A Biblioteca Digital, desenvolvida pela Fundação Alentejo - Terra Mãe, através do Centro de Divulgação da História e da Sociedade do Alentejo, vai permitir o acesso, via Internet, através do portal http://www.bdalentejo.net.
O projecto prevê o acesso a diversos fundos documentais relativos à história e cultura do Alentejo.
Inicialmente, a BDA vai colocar on-line cerca de 300 obras de âmbito literário, científico, memorialístico e periodístico.
A BDA foi desenvolvida no espaço de um ano e meio, tendo a sua concretização implicado a celebração de diversos acordos de parceria entre a fundação e várias instituições.
Fonte: Diário Digital
Etiquetas - Bibliotecas Digitais , Acervo Documental
segunda-feira, 3 de dezembro de 2007
Rede de Bibliotecas de Cascais promovem ateliers de Natal
Durante o período das férias escolares de Natal, a rede de Bibliotecas de Cascais vai disponibilizar um conjunto de ateliers destinadas a crianças, dos três aos 10 anos, que visam a criação de hábitos culturais e ocupação dos tempos livres.
Esta iniciativa está inserida no Programa de Promoção do Livro e das Bibliotecas, com o funcionamento de oficinas como, «A Chaminé do Nicolau», «Prendas para o Pai Natal», e «A Coroa do Advento, A Coroa dos Livros». Os ateliers vão decorrer em três bibliotecas do Concelho de Cascais, na Casa da Horta da Quinta de Santa Clara, em Cascais, na Biblioteca Infantil e Juvenil, no Parque Marechal Carmona e na Biblioteca de S. Domingos de Rana.
Na Casa da Horta da Quinta de Santa Clara, a «A chaminé do Nicolau», decorre de 10 a 14 de Dezembro, com pintura e colagem de materiais, para grupos dos 3 aos 5 anos e grupos dos 6 aos 10 anos. Mais informações e marcações pelo telefone, (21 4848712). Na Biblioteca Infantil e Juvenil, «Prendas para o Pai Natal», atelier de pintura criativa, de três a 31 de Dezembro, para grupos dos 5 aos 10 anos.
Mais informações e marcações pelo telefone, (214815326/7).
Em São Domingos de Rana, a «A Coroa do Advento, A Coroa dos livros», leitura de contos de Natal e ilustração da história, de 17 a 21 de Dezembro.
Mais informações e marcações pelo telefone, (214481971).
Fonte: Guida da Cidade
Etiquetas - Livros e Leituras , Actividades de Animação, divulgação e Markting
sexta-feira, 30 de novembro de 2007
Nova Biblioteca Municipal de Oliveira de Azeméis abre portas dia 14 de Dezembro

Localizada nas imediações da Escola Secundária Soares Basto e da Escola EB 1 de Oliveira de Azeméis nº 4 (Fonte Joana), a nova Biblioteca Municipal (BM3) — que tem o nome do famoso escritor osselense, Ferreira de Castro — vai finalmente abrir as portas ao público.
A abertura deste ‘majestoso’ edifício chegou a estar prevista para 2006, mas motivos de força maior adiaram-na até ao final deste ano. Digamos que, desta vez, o ‘Pai Natal’ vai trazer uma das ‘prendas’ pelas quais os oliveirenses anseiam há muito tempo."
A BM3 vai aumentar a oferta cultural aos munícipes e à população escolar, possibilitando o recurso às mais modernas tecnologias de informação e comunicação. Em termos arquitectónicos, é um espaço transparente, com visão ampla para o exterior através de uma fachada envidraçada. Os serviços ocupam os dois pisos da BM3, numa área total de 4 200 m2. Projectado em forma de ‘U’, o imóvel da autoria do arquitecto José António Lopes da Costa estende-se pelas Rua General Humberto Delgado, a norte, e a Rua da Imprensa Oliveirense, a poente.
Além da leitura e consulta, o lazer e o entretenimento serão áreas privilegiadas da Biblioteca Municipal Ferreira de Castro. A relação com o exterior é outra característica dominante sendo o equipamento indicado para o desenvolvimento de actividades complementares à biblioteca, aproveitando a existência de um anfiteatro.
No primeiro piso fica situada a secção de adultos com diversos espaços de estar e de leitura. À entrada situa-se o atendimento e a sala de auto-formação e dos periódicos. Outras zonas estarão disponíveis nesta área: salas de áudio e vídeo e zonas de empréstimo e de consulta.
quinta-feira, 29 de novembro de 2007
Seminário "20 anos de leitores e bibliotecas" na Biblioteca Municipal Póvoa de Varzim, dia 30 de Novembro
Haverá dois painéis, dedicados respectivamente, à criação e ao desenvolvimento da RNBP, e aos desafios das bibliotecas e dos profissionais da informação.
Dia 30 de Novembro, Sexta-feira.

Ver também:
• Programa
• Ficha de inscrição
• Localização
• Alojamento
• Restaurantes
Fonte: Biblioteca Municipal Póvoa de Varzim
Etiquetas - Bibliotecas Públicas , Bibliotecários/as , Conferências, Congressos e afins , Eventos
quarta-feira, 28 de novembro de 2007
Iniciativa da Câmara Municipal e de O Contador de Histórias - Maratona de contos e recital de poesia celebram Torga, em Tomar
Depois de ter sido um dos participantes na celebração do centenário nos concelhos transmontanos a que a sua vida esteve ligada, o grupo O Contador de Histórias volta a participar nas comemorações dos cem anos do nascimento de Miguel Torga, desta vez associando-se à Câmara Municipal de Tomar, a convite da qual vai organizar uma maratona de contos e estrear um novo recital de poesia dedicado ao autor de “Orfeu Rebelde”.
O sábado 8 de Dezembro será assim, em Tomar, Um Dia com Miguel Torga, iniciativa que decorrerá de manhã à noite aberta ao público em geral.
Logo pela manhã começa “Histórias Correntes II”, a segunda edição da maratona de contos desta cidade, cuja primeira realização, há dois anos atrás, deu uma animação inusitada à Biblioteca local e que se prolongou até de madrugada.
Desta vez, sob o mote das palavras do escritor de S. Martinho de Anta, a maratona decorrerá novamente na Biblioteca Municipal de Tomar, entre as 10 da manhã e as 13 horas e entre as 14 e as 18, com a presença dos contadores Ilda Oliveira, José Paula Santos, João Patrício, Joaninha Duarte e Nuno Garcia Lopes. Haverá contos de todas as formas e feitios, uns mais sérios, outros mais divertidos, intercalados, ao longo do dia, com textos do autor de “Bichos”.
Serão histórias para os mais pequenos ou para os maiores (e até para gigantes ou cavalos alados, se os houver).
Além dos contadores “oficiais”, qualquer pessoa que se desloque ao local terá oportunidade, se assim o entender, de também contar uma história – e quem sabe não se revelarão novos talentos?
À noite, pelas 21.30, é a Casa dos Cubos que abre as suas portas para um recital de poesia, intitulado “Outorga”. É a estreia absoluta desta nova produção do grupo O Contador de Histórias que assim, depois de Sophia, Pessoa, Almada e Gedeão, cria um espectáculo com base na poesia de um autor, Miguel Torga, a quem já dedicara o espectáculo de contos “Bichos e outros contos da montanha”.
“Outorga” vai beber essencialmente à poesia do escritor transmontano e, além dos elementos do grupo tomarense, terá ainda algumas participações especiais.
Mais informações, imagens ou entrevistas pelo e-mail nuno@ocontadordehistorias.com ou pelo telefone 914 961 072.
(Informação/texto de Nuno - O Contador de Histórias)
O Contador de Histórias - Apartado 139 - 2304-909 Tomar
Telefones: 91 4961072 e 91 2568944
www.ocontadordehistorias.com
Etiquetas - Actividades de Animação, divulgação e Markting , Encontros com autores , Livros e Leituras
domingo, 25 de novembro de 2007
Biblioteca de Alcobaça fez seis anos na sexta, parabéns!!!
As velas foram apagadas à noite, a partir das 21h30, seguindo-se o “Serão de Contos com diversos contadores. Este sábado, as comemorações concluiram-se com um workshop e uma oficina de leitura.
Fonte: Região de Leiria
Etiquetas - Bibliotecas Públicas , Eventos
sexta-feira, 23 de novembro de 2007
1 de Dezembro de 2007 - A caixa está quase a ser aberta...

quarta-feira, 21 de novembro de 2007
A Biblioteca Municipal de Mangualde (BMM) festeja, no próximo dia 22 de Novembro, o seu 10º Aniversário.

A Biblioteca Municipal foi inaugurada em 22 de Novembro de 1997 pelo então Ministro da Cultura, Doutor Manuel Maria Carrilho. Disponibilizava então ao público cerca de 20.000 documentos (Monografias, Publicações periódicas, VHS e CD`s).
O nosso jornal falou com a Directora da Biblioteca Municipal de Mangualde – Dr. Alexandre Alves, que nos fez um balanço dos 10 anos de actividade da Biblioteca. Maria João Fonseca lembra desde a abertura, muito trabalho foi desenvolvido quer ao nível técnico de tratamento documental e sua disponibilização ao público, quer ao nível da promoção do livro e da leitura, com projectos continuados e actividades de divulgação, entre as quais, espectáculos de poesia e teatro, exposições, seminários, acções de formação, atelier`s, oficinas, contos, etc.
A relação estabelecida entre a Biblioteca Municipal e as Escolas do concelho, bem como com outras instituições, tem-se revelado muito positiva para todo este processo, refere a Directora.“Hoje a Biblioteca Municipal está já integrada nos hábitos de alguns habitantes que a visitam com periodicidade. Esses já fazem dela um espaço familiar onde se sentem confortáveis no acesso a variadíssimos bens culturais.
Desde a leitura dos jornais diários, às revistas de banca ou de investigação, ao estudo, à requisição de materiais, à utilização de computadores para auto – formação e acesso à Internet, bem como a visita das escolas, crianças, jovens e adultos, no acesso à informação e leitura recreativa, temos procurado melhorar os serviços ano após ano” lembra a responsável. No entanto Maria João Fonseca diz que é um caminho é longo e difícil a formação de leitores, no entanto acreditamos que, durante estes 10 anos contribuímos para a formação de indivíduos mais informados e participativos na vida activa, tal como é protagonizado para a sociedade de informação."
O Futuro da B M M
No que ao futuro diz respeito, a directora diz que ainda há muito a fazer.
Uma década passada, mas com olhos postos no futuro, novos projectos desenvolveremos, novos desafios faremos, esperando que a comunidade passe a sentir a Biblioteca como um espaço indispensável à sua sobrevivência. É com este espírito, e em festa, que convidamos a comunidade a juntar-se a toda a equipa da BMM e aos seus leitores, a participar nos vários eventos que irão decorrer em particular esta semana, concluiu.
Assim para a celebração deste aniversário há um variadíssimo leque de opções culturais, desde o cinema, oficinas variadas, contadores de histórias entre outras actividades de 22 a 28 de Novembro.
Fonte texto e foto: Cidade de Mangualde online
Etiquetas - Bibliotecas Públicas , Eventos , Actividades de Animação, divulgação e Markting
quinta-feira, 15 de novembro de 2007
Inaugurada no passado sábado a nova Biblioteca Municipal de Elvas

quarta-feira, 14 de novembro de 2007
Nova Biblioteca Municipal de Águeda pronta no início de 2008
Jorge Almeida, vice-presidente da Câmara Municipal, revelou recentemente que as obras foram “suspensas por razões de ordem financeira”, que “a memória descritiva e o projecto desenhado não batiam certo” e que foi necessário “reformular o projecto e elaborar um novo caderno de encargos”.
Questionado, em Março de 2006, sobre a possibilidade da nova biblioteca vir a ter a designação de "Biblioteca Municipal Manuel Alegre", Gil Nadais, presidente da autarquia, não fechou a porta a essa ideia, refugiando-se num “não confirmo nem desminto”.
Fonte: Soberaniadopovo
terça-feira, 13 de novembro de 2007
Biblioteca da Nazaré concluída há um ano ainda não foi inaugurada
"Eu informei-me e percebi que corríamos o risco de perder essa verba caso abríssemos as portas", explicou Jorge Barroso.Os fundos públicos não podem ser canalizados para obras já terminadas e entregues pelo construtor pelo que a autarquia decidiu também atrasar a contratação de pessoal.
"Criou-se uma pescadinha de rabo na boca: como não recebemos o dinheiro não avançámos logo para a contratação de pessoal", explicou Jorge Barroso, que lamenta os atrasos no pagamento das verbas que obrigaram a autarquia a adiantar dinheiro ao construtor.
O edifício já está concluído e no exterior permanecem apenas alguns arranjos por executar mas a autarquia só conta abrir o equipamento em Março do próximo ano. "Eu também percebo que não há dinheiro mas acredito que vamos receber em breve", acrescentou o autarca.
A nova biblioteca, orçada em 1,5 milhões de euros, vem suprir uma carência do concelho mas também dar resposta a novos públicos deste tipo de equipamentos, como os mais idosos e os estudantes.
"As bibliotecas têm um novo papel" porque "completam outros projectos de apoio social" aos idosos e permitem uma "maior dinamização" das comunidades escolares, explicou Jorge Barroso.
Fonte: Região de Leiria
quarta-feira, 7 de novembro de 2007
O novo livro de Margarida Botelho: A Colecção
Qual é a colecção mais rara de todas? Estará no teu bolso?Já a encontraste?Uma história de encontro e partilha num mundo de objectos perdidos. Serão muitos e surpreendentes, os achados desta colecção a 4 mãos!
Lançamento do livro no dia 1 de Dezembro, pelas 18h, no Centro de Pedagogia e Animação do Centro Cultural de Belém.
Será feita uma apresentação teatral da história e servida uma colecção de chás e biscoitos…
margarida.botelho@gmail.com
96 5109938

Concurso Imagens da Leitura da REDE DE BIBLIOTECAS DE ESPINHO
CONCURSO "IMAGENS DA LEITURA" de videos por telemóvel para o YouTube.
A RBE - Rede de Bibliotecas de Espinho vai levar a efeito um concurso de videos por telemóvel para divulgação no site http://www.youtube.com/ como forma de promover a interligação dos seus leitores/clientes na dinâmica da RBE.
Este concurso é aberto a todos os interessados desde que sejam possuidores do Cartão Único da RBE.
Os videos poderão ser entregues na Biblioteca Municipal bem como nas Bibliotecas Escolares.
Regulamento em anexo:
Concurso de imagens da Leitura
Ver em http://www.leremespinho.blogspot.com/
ou em www.cm-espinho.pt/biblioteca
(Informação enviada por Isabel Sousa, via email)
Etiquetas - Bibliotecas Escolares
segunda-feira, 5 de novembro de 2007
Utentes do Cria expõem trabalhos de artes-plásticas sobre a temática da casa na Biblioteca de Abrantes
O conjunto de telas retrata as cores e a harmonia características da visão e do sentir dos autores, todos jovens com deficiência.
Os quadros que integram esta exposição podem ser adquiridos pelos visitantes. A exposição inaugurada esta segunda-feira pode ser vista nos dias úteis entre as 9h00 e as 19h30.
Fonte: O Mirante
Etiquetas - Exposições
sábado, 3 de novembro de 2007
Clube de Leitura aberto aos adultos na Biblioteca Municipal de Tavira

Desde o passado dia 15 de Outubro, que estas reuniões se vêm realizando, com sessões quinzenais que têm lugar às segundas-feiras, entre as 18h30 e as 19h30. O Clube de Leitura destina-se a adultos. Todos os interessados em participar deverão dirigir-se à Biblioteca Municipal, inscrever-se e juntar-se ao clube.
Nova biblioteca em Amarante(Vila Meã)
O Presidente da Câmara de Amarante, Armindo Abreu, inaugurou recentemente a delegação de Vila Meã da Biblioteca Municipal, instalada no edifício dos ex-Paços do Concelho de Santa Cruz de Ribatâmega, onde vão também ser disponibilizados serviços da autarquia e da Administração Central, através do Posto de Atendimento ao Cidadão (PAC).
Após o descerramento de placa evocativa e de uma visita a todo o edifício, Armindo Abreu frisou a importância da educação e da cultura no desenvolvimento dos povos, desafiando os vilameanenses a tirarem partido daquele equipamento que oferece a cultura tradicional dos livros e as novas tecnologias.
“O meu gosto seria que esta casa estivesse sempre cheia, sobretudo de jovens, que aqui dispõem de condições excelentes para a sua formação”, frisou. O autarca valorizou também a intervenção que foi feita no edifício onde fica instalada a biblioteca, referindo que na sua base esteve um projecto de qualidade que ajudou à dignificação do imóvel.
O conjunto edificado dos antigos Paços do Concelho de Santa Cruz de Ribatâmega, adquirido pela edilidade em 1998, é constituído pelo edifício principal, cuja origem remonta ao século XVII, corpo anexo, talho e matadouro e Largo do Pelourinho. A reconstrução dos imóveis constou da sua adaptação para instalação de serviços culturais e municipais.
O edifício principal acolherá uma extensão da Biblioteca Municipal Albano Sardoeira composta por 3 salas de leitura e audiovisuais, ludoteca, recepção com espaço para periódicos e livros de referência e gabinete técnico.
O corpo anexo foi destinado à instalação do PAC, a uma sala de exposições temporárias e a auditório com 72 lugares. Nas instalações do talho está a funcionar já, desde meados de Setembro, um Espaço Internet. O antigo matadouro é um espaço de apoio aos serviços operativos da Edilidade.
Fonte: Primeiro de Janeiro
Etiquetas - Eventos , Equipamento, instalações e mobiliário
quarta-feira, 31 de outubro de 2007
Escola Básica nº 3 da Baixa da Banheira - Nova biblioteca e laboratório de informática
Este projecto é promovido pela Câmara Municipal da Moita e tem como objectivo proporcionar aos alunos uma formação global, permitindo a consulta e produção de documentos em dife-rentes suportes.Maria Valério, coordenadora da escola, mostrou--se orgulhosa pela nova biblioteca e pelo laboratório de informática, dizendo que “o laboratório servirá as nossas crianças e também os alunos da escola nº 2”.
Considerou-se este novo espaço como “uma grande ferramenta para desenvolvermos actividades deversificadas, fomentar o gosto pela leitura e escrita e também o recurso às novas tecnologias”.A responsável da Rede de Bibliotecas Escolares, Margarida Costa, felicitou a escola pela inauguração, desejando que “toda a escola se aproprie do novo valor que tem aqui e que consiga integrar a biblioteca nas aprendizagens e no currículo dos meninos”.
“Este é mais um passo no “grande projecto”, que é a valorização das escolas”, afirmou João Lobo, presidente da Câmara Municipal da Moita. O presidente disse que esta era a 11ª biblioteca escolar do Município e era o 12º laboratório de informática.
O autarca fez ainda referência à importância da comunidade educativa, alertando: “se a comunidade edu-cativa não se apropriar e «não tomar conta» dos equi-pamentos e das ferramentas que têm, não resulta para nada”.Vários alunos e alguns familiares tiveram oportu-nidade de visitar o novo espaço dotado de seis compu-tadores com ligação à Internet, duas televisões, filmes infantis e muitos livros.
Uma sala colorida e agradável, que a partir de agora receberá centenas de crianças.Na tarde do mesmo dia foi inaugurada outra biblioteca escolar, na Escola Básica/Jardim de Infância nº 2, na Moita.
Fonte: Jornal Regional
Etiquetas - Bibliotecas Escolares
sexta-feira, 26 de outubro de 2007
Estudo: Estudantes são os que mais frequentam bibliotecas
O estudo, que foi apresentado na conferência Plano Nacional de Leitura (PNL), foi encomendado ao Observatório das Actividades Culturais, e revela os hábitos de leitura e o perfil dos leitores portugueses.
A investigação incidiu sobre um universo de 7,5 milhões de habitantes, residentes no continente, com 15 anos ou mais, que sabem ler e escrever, e do qual foi retirada uma amostra de 2.252 indivíduos.
Segundo o estudo, a esmagadora maioria dos portugueses, 6,2 milhões de habitantes, não vai a bibliotecas, tem mais de 35 anos e tem até ao segundo ciclo do ensino básico.
A justificação está no facto dos próprios leitores admitirem que não gostam de ir a bibliotecas (47,2 por cento), não precisam ou não têm tempo (15 por cento).
Quanto aos que frequentam bibliotecas - cerca de 1,3 milhões de leitores - são sobretudo estudantes, têm entre 15 e 24 anos e o ensino médio e superior.
As bibliotecas municipais são as mais frequentadas pelos leitores (11,8 por cento), seguindo-se as escolares (6,3 por cento) e as universitárias (3,4 por cento).
Tanto as bibliotecas municipais como as escolares são utilizadas habitualmente para ler, fazer pesquisas e aceder à Internet.
Segunda-feira, na abertura da conferência do Plano Nacional de Leitura, a ministra da Educação disse que é preciso continuar a promover os hábitos de leitura, através do PNL e da rede de bibliotecas escolares.
Maria de Lurdes Rodrigues lembrou que nos 10 anos de trabalho da rede de bibliotecas escolares, o número destes espaços passou de cerca de 150 para cerca de 1.900.
Referiu ainda que é necessário concluir e consolidar a rede, adiantando que falta criar bibliotecas em 20 escolas secundárias e 130 nas escolas Básicas e do 2.º e 3.º ciclos.
Fonte: Diário Digital
Etiquetas - Estatísticas
(Este estudo será alvo de uma análise da minha parte, futuramente)...
Governo prevê inaugurar 20 bibliotecas públicas até 2008
De acordo com informações avançadas pelo secretário de Estado da Cultura, durante o último dia do congresso sobre a avaliação do Plano Nacional de Leitura (PNL), a decorrer na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, desde 1987 que foram já investidos na rede de bibliotecas públicas 64 milhões de euros.
O Governo pretende atingir os cem milhões, em investimento nestas infra-estruturas.
Fonte: Notícias-Universia
Etiquetas - Bibliotecas Públicas
sábado, 20 de outubro de 2007
Novos serviços disponiveis na Biblioteca Municipal de Figueiró dos Vinhos
- O catálogo on-line;
- Um serviço de perguntas on-line através da Biblioteca Responde;
- A disponibilização gradual da maior parte da imprensa produzida noconcelho de Figueiró dos Vinhos desde o séc. XIX;
- Um conjunto de serviços on-line (solicitação de cartão, renovação deempréstimos, reservas, sugestões de novas aquisições e sugestões ereclamações);
- Um Serviço de Informação à Comunidade on-line;
- Sites seleccionados;
- Recursos para bibliotecas;
- O Espaço Crianças (brevemente disponível), isto é, um espaço dentrodo site concebido para os mais pequenos.
Este site insere-se no âmbito de um projecto mais geral da Biblioteca Simões de Almeida (tio) que visa tirar o maior partido das tecnologias de informação e comunicação, nomeadamente da Internet, tornando-se,simultaneamente, numa porta de acesso local ao conhecimento e de promoção da sociedade de informação e do conhecimento.
Nesse sentido, convidamo-lo a visitar o nosso site, relativamente ao qual muito gostaríamos que nos fizesse chegar a sua apreciação.
http://www.bmfigueirodosvinhos.com.pt/
Sérgio Mangas(O Bibliotecário Responsável)
Biblioteca Municipal Simões de Almeida (tio)
Rua dos Bombeiros Voluntários3260-419
Figueiró dos VinhosPortugal
Tel: 236 559 230Fax: 236 551 485
E-mail: geral@bmfigueirodosvinhos
URL: http://www.bmfigueirodosvinhos.com.pt/
(Informação cedida por Sérgio Mangas - via email -
Bibliotecário responsável pela Biblioteca Municipal de Figueiró dos Vinhos)
Etiquetas - Serviços de Bibliotecas , Bibliotecas Públicas
terça-feira, 16 de outubro de 2007
Dia Internacional das Bibliotecas Escolares em São Brás de Alportel
Neste âmbito a Rede Concelhia de Bibliotecas de São Brás de Alportel, com o apoio da Câmara Municipal, elaborou um programa de actividades dirigido às crianças e jovens do concelho, desde o ensino pré-escolar ao ensino secundário.
Nas várias escolas vão haver “desafios imprevistos”, nos quais pequenos grupos de alunos vão surpreender os colegas de turma ao irromper na aula e recitar em voz alta excertos de livros. As questões deixadas no ar vão ser depois debatidas.
No dia 22 de Outubro, pelas 20:30 horas, na Biblioteca Municipal, os pais dos alunos são convidados a participar nesta iniciativa através da sessão temática “Sabias que?”. Esta actividade serve o objectivo de estimular hábitos de leitura entre os jovens e incentivá-los a frequentar mais as bibliotecas.
Fonte: Região Sul
Etiquetas - Bibliotecas Escolares , Eventos
quinta-feira, 11 de outubro de 2007
2º Encontro de Bibliotecas do Oeste, dia 22 de Outubro, Lourinhã
O tema escolhido foi “A Qualidade e as Bibliotecas na Sociedade do Conhecimento”.
Decorrerá aqui na Lourinhã no próximo dia 22 de Outubro.
Mais informações e inscrições estão disponíveis no site: www.cm-lourinha.pt
Programa (provisório) Ficha de Inscrição
Inscrição: 3 Euros
Formas de Pagamento- No Local- Cheque endossado ao Tesoureiro do Município da Lourinhã, Rua João Luís de Moura, N.º 60, 2530-157 Lourinhã- Transferência Bancária para o NIB (Caixa Geral de Depósitos) 0035 0405 0001 6380 23060*
* Deverá ser remetida cópia da transferência bancária para a morada: Biblioteca Municipal, Rua João Luís de Moura, N.º 60, 2530-157 Lourinhã, ou através do e-mail: biblioteca@cm-lourinha.pt
(Pode consultar a Comissão Executiva, Localização, como chegar e patrocinios no site da Câmara Municipal da Lourinhã)
Informação/Encontro divulgado a pedido de Nuno Miguel Ferreira
Comissão Executiva do Encontro
Bibliotecário
Biblioteca Municipal da Lourinhã
Fonte: Câmera Municipal da Lourinhã
Etiquetas - Bibliotecas Públicas , Bibliotecários/as , Eventos
terça-feira, 9 de outubro de 2007
Site sobre Miguel Torga acessível através da Biblioteca Nacional Digital
De acordo com a responsável pela criação do sítio documental, Teresa Sobral Cunha, o objectivo é colocar online, acessível ao público em geral,«um autor que fez toda sua vida literária com uma grande consciência do seu tempo» e que «continua a ser uma fonte informativa e de pedagogia para a posteridade».
Miguel Torga, pseudónimo de Adolfo Correia da Rocha, nasceu a 12 de Agosto de 1907 em São Martinho da Anta, em Trás-os-Montes, e faleceu a 17 de Janeiro de 1995 em Coimbra.
No sítio "Web Miguel Torga A Voz do Chão", os visitantes poderão ter acesso ao perfil literário de Miguel Torga, citações, fotografias, desenhos de João Abel Manta, «que, tal como o retratado, foi um extraordinário observador do século XX português e europeu», disse á Agência Lusa a responsável pelo projecto, que trabalha no Departamento de Actividades Culturais da BNP.
«Foi criado a pensar para o público generalista, mas pode ter várias leituras, por várias camadas escolares», disse a especialista, acrescentando que o sítio manter-se-á activo para além do tempo das comemorações, que terminam no final deste ano.
Teresa Sobral Cunha comentou que devido a este projecto fez uma revisitação profunda da vida e obra de Miguel Torga, concluindo que «era um grande amante da pátria, mas um patriota místico, mais do que pragmático», e também «foi um analista indefectível do seu tempo».
O site sobre Miguel Torga estará acessível através do site da Biblioteca Digital Nacional (http://bnd.bn.pt) em http//:purl.pt/13860/1.
Para conhecer a vida e obra deste autor, o público poderá também visitar até sexta-feira, na BNP, uma exposição biobibliográfica, com cartas, retratos e raros manuscritos de poemas, inaugurada no início de Setembro também no âmbito das comemorações do centenário.
Entre as obras expostas, enquadradas por painéis com palavras e frases retiradas dos 16 volumes dos diários do autor, contam-se fotografias e algumas primeiras edições de obras que o autor assinou ainda com o seu nome, Adolfo Rocha.
Fonte: Destak
Etiquetas - Exposições , Bibliotecas Digitais , Biblioteca Nacional
quinta-feira, 4 de outubro de 2007
Nova biblioteca Municipal de Espinho em 2009
A nova Biblioteca Municipal de Espinho, que irá substituir o actual equipamento, estará pronta dentro de “18 a 20 meses”. O novo espaço terá um custo global de “três milhões de euros”, sendo o financiamento existente até ao momento de “800 mil euros”. “
O resto do dinheiro dispendido para a obra sairá do orçamento da Câmara, não recorremos a privados e, apesar de ser um rombo no orçamento da Câmara, temos que o fazer”. O primeiro passo para a concretização da obra foi dado ontem nos Paços do Concelho de Espinho, com a assinatura do auto de consignação para a construção do novo equipamento pelo presidente da Câmara local, José Mota, e a empresa construtora.
Este parece ter sido o momento ideal para a concretização “deste sonho do concelho, já que as obras fazem-se quando há terreno apropriado, quando há financiamento [inicial] e quando contamos com projecto aprovado e permissão do Tribunal de Contas para avançar”. Ora, actualmente, as condições parecem estar reunidas e o projecto vai avançar “muito em breve”. A garantia foi dada pelo presidente da edilidade, José Mota, pois “a actual biblioteca existente funciona em instalações provisórias no complexo das piscinas da cidade e sabemos que este não é o espaço adequado e de raiz” para o seu funcionamento.
“Espinho necessitava de uma biblioteca construída de raiz, que se junta a outros equipamentos, como ‘Espaço Multimeios’, que causa inveja a muitos municípios vizinhos, um espaço polivalente, onde, para além de desporto se pode ainda fazer actividades culturais, e temos a Academia de Música, que tem praticado concertos de grande nível e excelente qualidade”, refere, dizendo que Espinho é uma cidade “muito virada para os serviços e turismo, principalmente de sol e mar”.
Nova PousadaA ocasião serviu ainda para apontar objectivas à inauguração, já no próximo mês, da nova “Pousada da Juventude”, “um importante apoio que faltava aos equipamentos culturais da cidade e que facilitará, durante as épocas altas de turismo, o alojamento dos mais jovens e elemento potenciador das actividades culturais na região”.
Os novos equipamentos vêm, no entender do autarca, enriquecer ainda mais a cidade de Espinho, “um concelho com 21 quilómetros, com cinco freguesias e cerca de 36 mil habitantes” – Mota traça o perfil da cidade, para que não restem dúvidas sobre a “vitalidade e empenho” em tornar a cidade um ponto principal do turismo na zona Norte.José Mota aproveitou o momento para lançar algumas críticas quanto ao “problema escolar que o país e, em consequência, a região atravessam” e afirmou que “todo o problema do parque escolar não se resolve com demagogias nem com os rapazinhos que aparecem nos jornais”, destacando que “só se resolve trabalhando no terreno.
ProjectoRua cruza novo espaçoO traçado da obra tem assinatura de Rui Lacerda, que diz ter levado em conta a interligação de dois conceitos: “a função e a forma”. “A função é que as pessoas e os livros se relacionem e a forma ajuda a esse pretensão”. O novo equipamento ocupa um quarteirão de 65 metros de comprimento, sendo, no seu interior, cruzada por uma rua “de livre acesso” e que serve ainda de ligação da cidade à biblioteca.
“Terá uma zona de cafetaria e bar e dois edifícios que, no geral, constituirão um só”.Lacerda frisa que, “apesar da separação física – o edifício do lado nascente destinado a crianças e o do lado poente destinado a adultos –, os livros circularão entre os dois edifícios”. E acrescenta que “é a primeira biblioteca do país que terá um piso técnico dedicado a publicações especializadas”.
Fonte: Primeiro de Janeiro
Etiquetas - Eventos , Equipamento, instalações e mobiliário
sexta-feira, 28 de setembro de 2007
Biblioteca com 3500 títulos vai a leilão
A partir da próxima quarta-feira, uma das mais afamadas bibliotecas particulares do Porto, pertencente ao médico Alfredo Ribeiro dos Santos, vai a leilão.
Pelo salão nobre da Junta de Freguesia do Bonfim, no Porto, deverão passar até ao dia 11 muitas centenas de especialistas e curiosos, interessados em ver de perto o que Mário Soares, amigo de longa data de Ribeiro dos Santos, definiu como "um raro e precioso acervo de livros, jornais e revistas, altamente representativos do século XX português, obviamente orientado numa perspectiva republicana, socialista e laica"
Fonte: Jornal de Notícias
Etiquetas - Livros e Leituras , Acervo Documental , Bibliotecas Especializadas
quarta-feira, 26 de setembro de 2007
Bibliomóvel de Proença-a-Nova premiado
O bibliotecário responsável pelo projecto, Nuno Marçal, noticiado pelo DiárioXXI, considera que «as bibliotecas jogam um importante papel na divulgação e disponibilização das tecnologias» nos lugares onde a educação e as TIC não estão disponíveis a toda a população.
«As bibliotecas enfrentam grandes desafios nesta sociedade » e têm «que se adaptar a este ritmo alucinante de produção, tratamento e disponibilização de informação» promovendo a leitura e o livro e facilitando o acesso às TIC, adicionou.
Nuno Marçal lançou ainda na Internet um blogue – O papalagui - onde explica e partilha informações sobre o seu trabalho, o seu itinerário pela autarquia e expõe fotografias das suas andanças com o Bibliomóvel.
O Bibliomóvel nasceu pela mão do Projecto «Progride, Uma Comunidade, Uma Família», a partir de uma candidatura da Câmara local e da Misericórdia de Sobreira Formosa. Funciona ligada à Biblioteca Municipal e foi inaugurada a 29 de Abril de 2006.
Fonte: Igov Local
Etiquetas - Blogues , Bibliotecas Móveis
sábado, 22 de setembro de 2007
JORGE BORGES DE MACEDO na Casa Fernando Pessoa (25 Set 18h)
A mesma será apresentada por Ana Reis, professora de história no Colégio de Santa Maria, e por João Macedo, neto do homenageado. Serão distribuídos exemplares pelos presentes.
Mais informações no Blogue : Mundo Pessoa
(Informação cedida por Álvaro de Matos, via email)
Fonte: Blogue - Mundo Pessoa - O blogue da Casa Fernando Pessoa com notícias de poesia e literatura
Etiquetas - Blogues , Encontros com autores , Eventos
quinta-feira, 20 de setembro de 2007
Levantamento a / Inquérito sobre Repositórios de Acesso Aberto sobre Documentação, Bibliotecas e Arquivos
Como editora para Portugal, Paula Sequeiros, vai iniciar este trabalho a apresentar em Novembro em conferência Internacional em Valencia.
Acontece que os directórios internacionais sobre repositórios apontam para poucos projectos portugueses e por vezes a informação aí lançada é escassa e/ou desactualizada. O tempo urge e muitas vezes os contactos não são fáceis.
Eis a lista dos Repositórios registados em directórios:
Portugal
Biblioteca Nacional (BN) - http://www.bn.pt/
Depósito de Dissertações e Teses Digitais (DiTeD) - http://dited.bn.pt/
Portuguese Archive of Mathematics (PAM) http://pam.pisharp.org/
Sociedade Portuguesade Vida Selvagem (SPVS) - http://www.socpvs.org/
Wildrepositorium - http://wildrep.socpvs.org/
Universidade do Minho - http://www.uminho.pt/
Universidade do Minho: RepositoriUM - https://repositorio.iscte.pt/
Repositório do ISCTE
Paula Sequeiros , pede a vossa colaboração no sentido de difundirem este apelo de colaboração/contacto nos vossos blogues: em primeiro lugar dirigido aos responsáveis pelos repositórios de qualquer área científica ou multidisciplinares para que a contactem no sentido de verem os seus projectos identificados e a figurar nesse levantamento mediante resposta a um breve inquérito. Os já identificados serão pela Paula Sequeiros contactados em breve para saber da sua disponibilidade em responder.
O contacto para Paula Sequeiros Paula é: psequeiros@gmail.com
(Informação disponível a pedido de Paula Sequeiros, via email)
Paula Sequeiros é a Editora em Portugal desta iniciativa
Etiquetas - Conferências, Congressos e afins , Estatísticas
quarta-feira, 19 de setembro de 2007
Exposição de Maria Eugénia Sardoeira Pinto: «Cores em Sinfonia» em Gaia
As cores das flores e das paisagens pintadas por Maria Eugénia Sardoeira Pinto invadiram a sala de exposições da Biblioteca Municipal de Vila Nova de Gaia. «Cores em Sinfonia» é o título da exposição que reúne 43 obras da artista, incluindo algumas de colecções particulares e da colecção da artista.
“O meu estilo é o que sinto na alma no momento. Faço o que apetece fazer”, afirma a pintora. Para Maria Eugénia, a pintura é “uma busca constante” que se reflecte na diversidade dos seus trabalhos. De facto, na sala de exposições da biblioteca é possível admirar telas variadas capazes de agradar a gostos diferentes.
A exposição é composta, sobretudo, por quadros pintados com pastel e por óleos sobre tela, onde predominam paisagens do Douro e de Amarante, motivos relacionados com o mar e a pesca, e as flores captadas a partir do jardim de Maria Eugénia. «Rio Douro Unido pela Arrábida», «Luz D’Ouro», «Redes para o Pão», «O Tempo vai Mudar», «Serenidade do Tâmega» e «Lusco Fusco nas Duas Margens» são alguns dos títulos das pinturas, que foram atribuídos pelo marido, ex-jornalista, que também escolheu o nome da exposição –«Cores em Sinfonia».
O óleo e o pastel são os materiais predominantes, mas a artista também pinta com aguarelas e técnicas mistas. O acrílico e o estilo abstracto são os menos utilizados. Contudo, ressalva Maria Eugénia, “nunca digo nunca”. Nos quadros da artista estão espelhadas as suas vivências. A pintura sempre fez parte da sua vida.
O dom nasceu com Maria Eugénia que, até realizar a sua primeira exposição individual, pintava quadros para oferecer aos amigos que não assinava com o seu nome. Aperfeiçoou a técnica com o mestre Joaquim de Almeida, professor de Belas Artes. Maria Eugénia Sardoeira Pinto fez a primeira exposição em 1984 e, desde então, nunca mais parou.
Nas visitas aos museus National Gallery, Louvre, Van Gogh e do Prado tomou contacto com mais técnicas. “Tenho estado sempre a aprender e continuo sempre a aprender. Nunca vou parar”, salienta a pintora que não esconde os 73 anos de vida completados recentemente.
Quando a saúde o permitir, Maria Eugénia tenciona percorrer o país de Norte a Sul para depois “fazer uma exposição com trabalhos que mostrem o nosso Portugal todo”.A artista começou a expor pela primeira vez na Casa D. Hugo, no Porto, em 1984, numa exposição colectiva. Em 1988, fez a sua primeira exposição individual em Amarante, no Museu Albano Sardoeira.
Desde então, participou em inúmeras exposições individuais e colectivas, integrando também as exposições anuais da cooperativa cultural Artistas de Gaia. Foi também convidada para concorrer a prémios e participou em leilões de arte filantrópicos.É a primeira vez que Maria Eugénia está a expor a título individual na Biblioteca Municipal de Gaia. «Cores em Sinfonia» está patente até 30 de Setembro.
Fonte: Primeiro de Janeiro
Etiquetas - Bibliotecas Públicas , Exposições