domingo, 1 de fevereiro de 2009

Biblioteca Municipal de Paços de Ferreira inaugura “Bebéteca” gratuita em Fevereiro

Em Fevereiro, mais concretamente a partir de dia 7, a Biblioteca Municipal Prof. Vieira Dinis vai inaugurar um espaço designado de Bebéteca, para crianças até aos três anos, colocando à disposição de pais e encarregados de educação uma oficina de estimulação precoce em linguagem.
A Bebéteca vai funcionar quinzenalmente, aos sábados, entre as 16h00 e as 18h30, e a participação será gratuita, sendo que cada sessão está limitada a dez crianças. As inscrições podem ser realizadas junto dos serviços da Biblioteca Municipal ou através do contacto 255 864 254.
O objectivo, referiu a responsável pela Biblioteca, Lurdes Abreu, ao VERDADEIRO OLHAR, é "tentar despertar o gosto para a leitura na população pacense desde cedo, motivando os mais novos para essa actividade".

O projecto, que nasce com base em projectos semelhantes que estão a ser implementados noutras bibliotecas, já estava pensado há algum tempo, disse Lurdes Abreu, "mas não tínhamos as condições físicas para o implementar". Agora, dentro da sala infanto-juvenil, onde é possível encontrar livros, revistas, jornais e materiais lúdicos destinados aos mais novos; um espaço para bricolage, onde se realizam oficinas práticas e onde também se lancha; e onde se realiza a hora do conto e têm lugar as sessões de formação de encarregados de educação e de animação para toda a família; foi criado um espaço distinto que albergará a Bebéteca e que está em fase final de preparação.

Nesta fase de arranque do projecto, ao qual se quer dar continuidade, vai trabalhar-se com dez crianças de cada vez, sendo que cada uma delas estará acompanhada de um responsável adulto, pelo que os grupos serão de 20 pessoas. "É importante trabalhar não só com a criança mas também com o educador, para que aprendam a seleccionar leituras adequadas", referiu a responsável pela Biblioteca.

Lurdes Abreu acrescentou que a Biblioteca já mantém uma relação estreita de colaboração com as escolas e infantários do concelho, pelo que não será difícil arranjar interessados para estas sessões.
Promover competências precoces de leitura e o gosto pelos livros, prevenir dificuldades no desenvolvimento e proporcionar uma educação adequada às novas exigências do século XXI, equilibrada e dinâmica, são os objectivos da Bebéteca.

Sem comentários: